Pub.
Carnaval
Tendência

“Montsu” leva para Carnaval 2023 desfile inspirado na obra do poeta Onésimo Silveira “Povo das ilhas quer um poema diferente…”

Pub.

Montsu vai levar para o Carnaval 2023 um desfile inspirado no poema “O povo das ilhas quer um poema diferente para o povo das ilhas”, da autoria do escritor e político Onésimo Silveira, falecido em 29 de abril de 2021 na cidade do Mindelo. O desafio foi lançado à direção do grupo Monte Sossego pelos artistas plásticos Boss e Valdir Brito, que prometem incorporar nos carros alegóricos o espírito combativo e reivindicativo do ex-presidente da Câmara de S. Vicente, que tinha como uma das suas principais bandeiras políticas a luta pela regionalização.

Este e outros aspectos do pensamento e luta de Silveira serão reproduzidos no desfile de Montsú. Porém, segundo Boss Brito, a ideia não é representar propriamente o falecido político e embaixador, mas sim catapultar as suas mensagens, em particular a contida no referido poema. “Este poema diz-nos claramente que não nos podemos calar perante injustiças e outras situações e entendemos que o Carnaval pode servir de palco para reivindicarmos um Cabo Verde melhor”, diz Boss, lembrando que S. Vicente foi sempre uma ilha inconformada, mas que, na sua opinião, tem estado nos últimos tempos em banho-maria.

Publicidade

Segundo Boss, o espectáculo que Montsu vai levar para a arena do Mindelo visa estimular cada cidadão cabo-verdiano a ser um agente de causas e de mudanças na sociedade. Que não basta ficar a criticar os outros e nada fazer para ser um promotor da transformação pela positiva.

Artistas plásticos Boss Brito e Valdir Brito

Valdir Brito lembra que Silveira deu o seu suor por S. Vicente, um homem que, diz, vestiu diferentes fardas para travar as suas lutas. “É com base nesta ideia que entendemos que o povo precisa também incorporar e projectar esse espírito em prol de causas nobres. Querer ver o país progredir, mas com respeito pelos direitos sociais. No fundo foram estas as motivações que nos levaram a propor este enredo ao grupo de Monte Sossego”, revela o jovem carnavalesco, que há vários anos trabalha com o tio Boss Brito na produção dos carros alegóricos de Montsú.

Publicidade
Rainha Bateria Andrea Gomes (Cruzeiros do Norte) cumprimenta Dailene Rocha (Montsu)

O enredo foi desvendado ontem à noite num espectáculo realizado em plena Avenida d’Holanda, que teve como palco de fundo a praça Beleza. Ficou evidente que Montsú está a trabalhar para revalidar o título conquistado em 2020, último desfile antes da pandemia da Covid-19. Como disse o presidente António “Patcha” Duarte num curto discurso improvisado, todos estavam à espera da retoma do Carnaval e o objectivo de Montsu é merecer a confiança do público e fundamentalmente do júri.

O evento teve como único propósito apresentar o enredo do Carnaval 2023. Quanto às figuras de destaque – tais como Reis e Rainhas, casais de Mestre-sala e Porta-bandeira e ainda a Rainha de bateria, – serão reveladas noutra actividade agendada para o dia 7 de janeiro.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo