Pub.
B6Mundo

Pentágono acusa Irão de “provocação perigosa” a navios dos EUA no Golfo Pérsico

Pub.

O departamento de Defesa dos Estados Unidos acusou nesta quarta-feira (15) o Irão de promover ações “perigosas e provocativas”, após 11 barcos iranianos ameaçarem navios norte-americanos no Golfo Pérsico. Segundo o Pentágono, os barcos da Guarda Revolucionária iraniana “cruzaram repetidamente as proas e popas dos navios americanos a curta distância e a alta velocidade”, chegando a apenas nove metros da proa de um dos navios.

Naquele momento, navios da Marinha e da Guarda Costeira dos EUA faziam manobras nas águas internacionais no norte do Golfo, conjuntamente com helicópteros de ataque Apache, informou o Pentágono. Os barcos da Guarda iraniana — lanchas de alta velocidade — ignoraram as advertências dos navios americanos durante aproximadamente uma hora, antes de responder finalmente às comunicações de rádio e partir.

Publicidade

No dia 1 de abril, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse acreditar que o Irã “ou seus comandados” planejam um ataque contra militares norte-americanos ou instalações dos EUA no Iraque. “Se isso acontecer, o Irão vai pagar um preço muito alto por isso, de facto!”, escreveu Trump no Twitter.

C/Globo.com

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo