Pub.
B6Mundo

Morreu Mory Kanté, músico africano autor do sucesso Yéké Yéké

Pub.

O cantor Mory Kanté, que ajudou a música africana a trilhar as audiências mundiais com o seu hit Yéké Yéké morreu na Guiné Conacri. O músico faleceu hoje num hospital aos 70 anos de idade, conforme informou o seu filho Balla Kanté à agência AFP. Segundo o familiar, o artista morreu de problemas de saúde que vinha padecendo.

“Ele sofreu de doença crónica e estava a preparar-se para ir a França para tratamento, mas tal não foi possivel devido a pandemia do Covid-19”, revelou Balla Kanté. Segundo esta fonte, a condição do artista deteriorou-se rapidamente vindo a falecer.

Publicidade

Nascido numa família de artistas, Kanté era conhecido como tocador do Kora – espécie de harpa africana. O presidente da Guiné Conacri, Alpha Condé, disse no Twiter que a cultural africana está de luto. Agradeceu ao músico que, para ele, teve uma carreira excepcional.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo