Svicente panorama

Covid-19: Taxa nacional de recuperação de doentes chega a 36%

A taxa nacional de recuperação de doentes contaminados com o novo coronavirus é de 36%, revelou o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, que considera este resultado “positivo”. São, no total, 130 pacientes curados, dos quais 74 no concelho da Praia, 53 na Boa Vista e três em São Vicente,  para 362 casos confirmados no país desde que foi anunciado o primeiro caso.

Em dia de boas novidades, segundo o DNS, Cabo Verde registou apenas dois casos suspeitos, sendo ambos da ilha de Santiago, mais precisamente do concelho da Praia. “Não temos nenhum outro caso confirmado a nível nacional e tivemos apenas seis novos casos diagnosticados no concelho da Praia. Também tivemos uma redução significativa do número de doentes internados. Neste momento temos 227 casos em isolamento, dos quais 223 no concelho da Praia, dois no Tarrafal e dois em S. Cruz.”

Outra boa boa noticia foram os 35 doentes que tiveram alta no concelho da Praia, número que coloca a capital a liderar a taxa de recuperação a nível nacional. Também diminuíram a quantidade de pessoas em quarentena em todas as ilhas e concelhos onde havia casos confirmados, o que para Artur Correia é mais um bom sinal da dinâmica da epidemia. Mas S. Filipe entrou para esta estatística com três pessoas em quarentena, uma realidade que deverá mudar logo que o resultados dos exames sair. 

“Hoje a esposa e o filho bebé, contactos do primeiro caso importado da covid-19 no concelho da Praia, tiveram alta, saírem recuperados”, comemorou o DNS, isto numa altura em que o concelho da Praia já responde por 81% dos casos positivos diagnosticados no país. No entanto, diz, a situação está estável tanto na Praia, como nos demais concelhos da ilha de Santiago.

Testes rápidos 

Desde o inicio deste mês de maio as autoridades de saúde começaram a fazer testes rápidos à covid-19 em todo Cabo Verde, com maior incidência no concelho da Praia onde já foram realizados um total 2200 testes e na ilha da Boa Vista onde foram feitos 800. Hoje as estruturas de Saúde montaram tendas em vários bairros mais afectados pela epidemia da Covid-19. 

Montamos tendas em Vila Nova, Ponta d’ Agua, Achada Santo Antonio, Cobom, Tira-Chapéu e Achada Grande Frente. E os dados são muito encorajares. Não estamos a encontrar muitos positivos e os testes têm servido também para fazer uma triagem das pessoas que serão confirmados testes PCR”, detalha Correia, realçando que este procedimento dá um direccionamento mais fiável para se fazer os testes PCR e fornece informações de circulação do vírus na comunidade.  

 223 total views,  3 views today

Partilhe esta Noticia!
Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *