Pub.
Escolha do EditorMundo

Governo francês com ministra de origem cabo-verdiana: Elisabeth Moreno

Pub.

O novo governo francês dirigido por Jean Castex inclui uma ministra de origem cabo-verdiana. Trata-se de Elisabeth Moreno e foi nomeada tutela da pasta da Igualdade entre Homens e Mulheres. Natural da Ilha de Santiago, ela dirigia a HP África a partir da África do Sul, segundo a RFI.fr.

Este jornal aponta Elisabeth Moreno como uma das novidades do executivo francês. Ela que nasceu no Tarrafal de Santiago em 1970 e emigrou com com os pais para França aos 7 anos. 

Publicidade

Formada em direito, trabalhou na área empresarial e dirigia actualmente o ramo África da multinacional de informática americana HP instalada na África do Sul.

Outra entrada prende-se com o advogado Eric Dupond Moretti, muito mediático, para a justiça, ou de Roselyne Bachelot, antiga ministra da saúde do presidente de direita Nicolas Sarkozy, que agora fica com a pasta da cultura.

Publicidade

Ela sucede no cargo a Franck Riester que, este, passa para o comércio externo, outra mexida prende-se com Gérald Darmanin que passa do orçamento ao interior, oficializando a queda do controverso Christophe Castaner.

Ao todo, o Executivo conta com oito novos ministros. O primeiro conselho de ministros da era Jean Castex está agendado para a tarde desta terça-feira.

Publicidade

C/Rfi.fr

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo