Escolha do EditorMundo

Governo francês com ministra de origem cabo-verdiana: Elisabeth Moreno

O novo governo francês dirigido por Jean Castex inclui uma ministra de origem cabo-verdiana. Trata-se de Elisabeth Moreno e foi nomeada tutela da pasta da Igualdade entre Homens e Mulheres. Natural da Ilha de Santiago, ela dirigia a HP África a partir da África do Sul, segundo a RFI.fr.

Este jornal aponta Elisabeth Moreno como uma das novidades do executivo francês. Ela que nasceu no Tarrafal de Santiago em 1970 e emigrou com com os pais para França aos 7 anos. 

Formada em direito, trabalhou na área empresarial e dirigia actualmente o ramo África da multinacional de informática americana HP instalada na África do Sul.

Outra entrada prende-se com o advogado Eric Dupond Moretti, muito mediático, para a justiça, ou de Roselyne Bachelot, antiga ministra da saúde do presidente de direita Nicolas Sarkozy, que agora fica com a pasta da cultura.

Ela sucede no cargo a Franck Riester que, este, passa para o comércio externo, outra mexida prende-se com Gérald Darmanin que passa do orçamento ao interior, oficializando a queda do controverso Christophe Castaner.

Ao todo, o Executivo conta com oito novos ministros. O primeiro conselho de ministros da era Jean Castex está agendado para a tarde desta terça-feira.

C/Rfi.fr

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar