Pub.
Mundo

Democratas vencem eleição barómetro para presidenciais

Pub.

Os democratas da Virgínia conquistaram o congresso estadual, uma vitória de acordo com a tradição que mostra que o partido que ganha as eleições legislativas neste estado acaba por ganhar as eleições presidenciais.

Os resultados das eleições em quatro Estados, incluindo Mississippi e Nova Jersey, podem dar pistas sobre o rumo da eleição presidencial do ano que vem, na qual Trump buscará um segundo mandato de quatro anos. Já o The Wall Street Jornal escreve que esta vitória abre ainda a porta para os legisladores aprovarem novas leis de controlo de armas, aumento do salário mínimo e várias medidas que os republicanos se opõem.

Publicidade

A derrota do Partido Republicano na Câmara dos Deputados e no Senado dá aos democratas o controlo em Richmond, capital da Virgínia, pela primeira vez em 26 anos. O actual governador, Ralph Northam, tem ainda mais dois anos de mandato.

No Kentucky e Mississippi também se realizaram eleições, mas para governador. No Mississippi, o republicano Tate Reeves foi eleito governador, mantendo o cargo nas mãos do Partido Republicano. Tate Reeves venceu com 423.750 votos (52%) contra 388.750 alcançados do procurador-geral do estado, o democrata Jim Hood.

Publicidade

O Presidente Donald Trump já reagiu à vitória republicana no Mississippi: “o nosso ‘rally’ na noite de sexta-feira mudou os números de um empate para uma grande vitória. Grande reação sob pressão Tate!”, escreveu Trump no Twitter.

Já no Kentucky, os resultados permanecem demasiado próximos para se poder declarar um vencedor. Neste momento o democrata Andy Beshear lidera a corrida com pouco mais de 5.000 votos contra o governador republicano Matt Bevin.

Publicidade

O democrata Andy Beshear já reivindicou a vitória, mas o governador republicano Matt Bevin não concedeu a derrota e deverá pedir a recontagem dos votos.

Tal como o domínio dos congressos estaduais, o controlo dos governos de estados é importante como alavanca para as eleições presidenciais e, também, pela competência que os governadores possuem para estabelecer as distribuições de mapas eleitorais (o que pode ser um elemento fundamental para o resultado final).

Um dos temas principais nas campanhas para estas eleições estaduais tem sido a política de armas pessoais, com o Partido Republicano (com forte apoio da National Riffle Association (NRA), a organização de defesa de porte de armas) na defesa do porte e posse de armas, contra posições mais limitadoras do Democrata.

C/Observador.pt

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo