Covid19

Covid-19: Cientistas descobrem medicamento que pode parar pandemia sem a vacina

Um laboratório chinês acredita ter encontrado um medicamento capaz de parar a pandemia de covid-19 sem ser necessário uma vacina. O fármaco ainda está a ser testado, mas os cientistas acreditam que pode reduzir o tempo de recuperação da doença para quem está infetado e oferecer imunidade, ainda que temporária, ao vírus. 

Segundo Sunney Xie, diretor do Centro de Inovação Avançada de Genómica da Universidade de Pequim, à agência AFP, o medicamento foi bem sucedido na fase de testes em animais. “Quando injectamos anticorpos neutralizantes em ratos infectados, após cinco dias a carga viral foi reduzida num fator de 2.500”, disse Xie. Ou seja, segundo o investigador, o fármaco tem efeito terapêutico. 

O medicamento usa anticorpos neutralizantes – produzidos pelo sistema imunológico humano para impedir que o vírus infete as células – que a equipa de Xie isolou do sangue de 60 pacientes recuperados.

Um estudo sobre a investigação da equipa, publicado domingo na revista científica Cell, sugere que o uso dos anticorpos -ao qual o fármaco recorre – fornece uma “cura” potencial para a doença e reduz o tempo de recuperação.

Xie confirmou que a sua equipa trabalha incansavelmente à procura o anticorpo e afirmou esperar que este medicamento esteja pronto para uso ainda este ano e a tempo de qualquer possível surto do vírus no inverno.

C/CM.PT

 1,329 total views,  6 views today

Partilhe esta Noticia!
Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *