B1Economia

Emigrantes na Holanda organizam esclarecimento sobre retoma das viagens internacionais e o turismo

Um grupo de cabo-verdianos radicados na Holanda organiza a 28 de Junho, através de plataformas da internet, um evento de esclarecimento sobre a  retoma das viagens internacionais e informações de Cabo Verde sobre o turismo. De acordo com os mentores da iniciativa, que se auto intitulam de “Diáspora Cabo-verdiana na Holanda, Roterdão”, o objectivo primordial prende-se com a necessidade de se manter a diáspora informada em relação à provável reabertura das fronteiras e a situação atual da covid-19 nas ilhas de Cabo Verde. 

“Queremos também saber e obter mais e melhor informação sobre a situação financeira do pais e questões ligadas às pequenas empresas e relacionadas com a vertente da educação virada para o turismo no país”, sublinhou Margarida Mendes, uma das co-organizadoras. 

Neste encontro virtual, que é organizado de e para a diáspora, pretende-se também recolher e transmitir subsídios relacionados com as possibilidades das comunidades cabo-verdianas poderem apoiar e participar naquilo que possa vir a ser necessário. “Queremos motivar a nossa diáspora para acompanhar e elaborar projectos para o desenvolvimento das ilhas” , indicou Margarida Mendes, que deu a entender que o Turismo será uma área em que se possa investir, pois constitui uma boa percentagem do peso do PIB  na economia de Cabo Verde.

Esta fonte mostrou-se confiante em que o sector vai ter que retornar, mas no seu entender é preciso saber em que condições e como a diáspora poderá participar no processo. “Queremos também ter mais participação e um maior envolvimento da diáspora e temos todo o interesse em dar um contributo para o desenvolvimento de Cabo Verde”, sustentou Mendes, concluindo com a afirmação de que é hora de se “falar menos e fazer mais”

Entre os oradores do evento online destaca-se o Secretário de Estado das Finanças, Gilberto de Barros, o Diretor-geral do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Francisco Martins, para além de um economista reconhecido no arquipélago e membros da comunidade radicada nos Países Baixos, ligados a agências de viagens e turismo. Os moderadores serão Osvaldo Brito e Sonya Dias.

João A. do Rosário

Mostrar mais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Esta noticia nao tem nenhuma informacao de como entrar ou ligar virtualmente ou site. Como e que se pode assitir ou participar neste encontro virtual de 28 de Junho? Quais sao as instrucoes para ligar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar