O Ministro Carlos Santos e os Presidente e CEO do Grupo TUI, estiveram reunidos na Alemanha para discutir uma possível parceria no domínio dos transportes, o aumento da oferta turística da TUI em Cabo Verde, a criação de uma segunda academia e o desenvolvimento de nicho de mercados relacionados com os Remote Workers. As partes abordaram ainda a aceleração da implementação do Memorando de Entendimento, assinado com o Governo, em junho na ilha do Sal.
O Ministro do Turismo e Transportes, que se encontra em périplo pela Europa, tendo antes marcado presença em um encontro com emigrantes na Holanda, participou na inauguração do novo Campus do Grupo TUI na cidade de Hannover. Carlos Santos aproveitou para reforçar ainda mais a cooperação com um dos maiores operadores turísticos do mundo e o maior a actuar em Cabo Verde.
Reuniu-se com o CEO do Grupo TUI, Sebastian Ebel e Thomas Ellerbeck, enquanto Membro do Conselho Executivo para as Relações Internacionais e responsável pelas fundações do Grupo TUI e, conjuntamente, fizerem o ponto de situação da cooperação, no quadro do Memorando de Entendimento, entre o Ministério do Turismo e Transportes, o Grupo TUI e a Academia TUI.
A reunião, de acordo com uma publicação no site do Governo, permitiu aos presentes analisar alguns aspetos fundamentais deste instrumento de cooperação, definiram as prioridades e agendaram os próximos passos no sentido de acelerar a implementação do memorando. É firme convicção de todas as partes em concretizar o Memorando que vai contribuir vivamente para a diversificação e a sustentabilidade ambiental, económica e social do Turismo.
“De entre as prioridades discutidas, destacam-se a produção de energia limpa, a possível parceria no domínio dos transportes, o aumento do incremento da oferta da TUI em Cabo Verde, a criação de uma segunda academia em Cabo Verde, e o desenvolvimento de nichos de mercado relacionados com os Remote Workers (nómadas digitais) e segundas residências para a terceira idade.”
Ficou ainda decidido uma equipa conjunta vai-se reunir, em setembro e novembro para dar início a execução do Memorando de Entendimento.
Carlos Santos, refira-se, foi o convidado de honra do evento e foi alvo de uma entrevista no palco, como parte da agenda, onde pôde responder a mais diversas questões sobre o turismo em Cabo Verde, o memorando com o Grupo TUI e as tendências mundiais, atuais e futuras, sobre esta indústria promotora do bem-estar das pessoas e da paz, num mundo em constante sobressaltos.