O Handball Power, constituído por um grupo de atletas seniores da equipa do Atlético Clube do Mindelo, vai realizar no próximo mês de novembro – de 4 a 18 -, dois torneios de andebol, o primeiro envolvendo jogadores dos cinco liceus de São Vicente e o segundo uma espécie de “Final four” entre as equipas do Atlético e Académica (São Vicente) e Madrugadores e Vitória (Santo Antão).
Com estas duas provas, que marcam o arranque da época de andebol na ilha, pretendem atrair mais jovens para a modalidade, que nos últimos tempos vêm enfrentando alguma dificuldade de renovação, explica Júnior Soares, do Handball Power. “Vamos arrancar com o torneio sub-16, em masculino e feminino, envolvendo os cinco liceus da ilha. A final será no dia 18 e coincide com a competição sénior, que contará com a participação das duas equipas de S. Vicente que neste momento estão organizadas – Atlético e Académica -, e duas de Santo Antão: Madrugadores do Porto Novo e Vitória do Paul.”
Segundo Júnior Soares, a ideia por detrás do torneio sub-16 é “descobrir” novos atletas para as equipas seniores, que têm deparado com uma fraca adesão de amantes do andebol. “Todos os anos enfrentamos enormes dificuldades para renovar e formar as equipas. Também é importante dizer que a maior parte dos atletas que hoje estão nos clubes foram descobertos nos jogos inter-liceus. Por isso, decidimos cooperar com a Associação Regional de Andebol porque sabemos que não têm meios.”
Por outro lado, diz este praticante da modalidade, integra um grupo de pessoas ligadas ao andebol, com opiniões muito fortes, pois faz todo sentido ajudar e não ficar apenas a criticar. “No fundo, estamos preocupados com o futuro do andebol em São Vicente. Foi este motivo que nos levou a tomar a iniciativa de realizar este torneio, que vai mobilizar alunos dos cinco liceus. Vamos movimentar mais de uma centena de atletas. É um viveiro de potenciais jogadores para as equipas de S. Vicente.”