Cerca de 1.300 atletas de 17 escolas dos ensinos básico e secundário de S. Vicente participam na primeira edição dos Jogos Escolares Salesianos, que decorrem de 31 de março a 2 de abril. Entretanto, a abertura oficial será feita ao “estilo Jogos Olímpicos”, segundo Francisco Almendra, no dia 30 de março no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol.
Este evento, informa o administrador da Escola Salesiana do Mindelo, vai envolver 42 equipas de futsal, 17 de basquetebol, 44 de andebol, 8 de voleibol, 30 participantes de xadrez e 20 de ginástica rítmica desportiva. No total são 1.281 estudantes dos sexos masculino e feminino, dos 11 aos 15 anos de idade.
Os jogos de futsal, basquetebol, andebol, volei, xadrez e ginásticas vão decorrer respectivamente nos recintos dos Salesianos, Polidesportivo de Oeiras, Liceu Ludjero Lima, Escola Secundária José Augusto Pinto, polivalente da Shell e pavilhão da Faculdade de Educação e Desporto da UniCV. No entanto, a fase final de todas as modalidades será disputada na Escola Salesiana.
“O que nos leva a organizar este evento é a preocupação que temos com a vertente educativa-formativa das crianças e que ultrapassa o currículo. Diríamos que é essa necessidade de levarmos os alunos a mexer mais o corpo a partir de uma actividade desportiva”, explica Francisco Almendra. Este responsável dos Salesianos adianta que a parte logística já está adiantada, com o envolvimento dos coordenadores desportivos dos diversos estabelecimentos de ensino secundário e dos finalistas do curso de Educação Física da FAED. Neste momento estão a finalizar o quadro competitivo dos diversos torneios.