Desporto
Tendência

Bilhetes esgotados para a “Taça de CV de Culturismo e Fitness”: FECAH prevê competição de alto nível

Os atletas que vão disputar o título nacional nas cinco categorias da Taça Cabo Verde de Culturismo e Fitness vão estar presentes esta manhã na Academia Jotamont para procederem à pesagem. Porém, segundo Bino Santos, presidente da FECAH, alguns candidatos desistiram, pelo que não sabe dizer com precisão quantos vão competir nessa prova. Esta informação, diz, só será conhecida após a pesagem e outros procedimentos a serem efectuados pelo conselho técnico. Entretanto, o júri, composto por elementos vindos da Cidade da Praia e de Portugal, já se encontra na cidade do Mindelo, palco desta terceira edição da Taça.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Culturismo e Halterofilismo perspectiva uma competição de alto nível e casa cheia. Na verdade, os bilhetes colocados à venda foram esgotados em pouco tempo, o que gerou uma autêntica corrida aos ingressos por muita gente nos últimos dias. A situação ficou ainda mais apertada visto que o evento passou do largo do MindelHotel para a Academia Jotamont, que tem menos capacidade – apenas 425 lugares sentados. No entanto, a organização vai colocar mais cadeiras, sendo certo que isso será insuficiente para responder à demanda por bilhetes. Essa medida, segundo Bino Santos, foi tomada devido a previsão de chuva para hoje à noite.

Marlon Mota, presidente da associação de fisiculturismo de S. Vicente, confirma que mais de 300 bilhetes colocados à venda foram comprados em pouco tempo. Para este personal trainer, sito é sinal do interesse que esse desporto tem despertado em S. Vicente.

“Vamos ter um bom evento, com atletas bem preparados”, prognostica Marlon Mota, que se mostra satisfeito com a quantidade de atletas de S. Vicente inscritos na prova: um total de 17, distribuídos pelas categorias “Women’s Wellness”, “Women’s Bikini”, “Men’s Body Building”, “Men’s Physique” e “Men’s Classic Physique”. Mas, mais do que isso, diz, é a própria condição física desses representantes, que, na sua perspectiva, estão com o shape bem trabalhado.

Marlon frisa, no entanto, a participação de Bana, bicampeão nacional, que volta a competir em “Men’s Body Building”. Ele que é muito acarinhado pelos mindelenses.

Conforme apurou o Mindelinsite, serão atribuídos prémios monetários aos três primeiros classificados de cada categoria, além de “brindes” ofertados por mais de vinte empresas sediadas em S. Vicente. Além disso, Bino Santos confirma que é intenção da FECAH inscrever os campeões em provas internacionais, nomeadamente no campeonato mundial. Isto será decidido, no entanto, após uma avaliação técnica dos candidatos a ser feita pela federação.

A terceira edição da Taça de Cabo Verde de Culturismo e Fitness acontece hoje na cidade do Mindelo. Esta é a primeira vez que a prova é realizada em S. Vicente e o evento vai homenagear Djô Borja, ex-professor de Educação Física que deu um contributo singular no incremento do Culturismo e Halterofilismo na Ilha de São Vicente.

Dados iniciais apontam para a inscrição de 39 atletas, selecionados pelas regiões desportivas de S. Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte, Santo Antão, Sal, S. Nicolau e Boa Vista, em três categorias do escalão masculino e duas em feminino. No entanto, conforme dito antes, alguns competidores desistiram, pelo que a organização vai refazer as contas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo