Desporto

Atlético defronta Farense amanhã no arranque do nacional de andebol masculino, na cidade da Praia

O Atlético do Mindelo começa amanhã, domingo, a defender o título nacional de andebol masculino ante o SC Farense, campeão regional de S. Vicente. Os técnicos Aquilino Fortes (Atlético) e Helton “Fet” Santos (Farense) anteveem um jogo disputado até ao último minuto pelas duas equipas da região de S. Vicente, que já se defrontaram por diversas vezes.

“Será mais uma partida difícil, que vai exigir muita condição física e concentração. Acho que irá vencer quem souber controlar melhor o factor ansiedade”, perspectiva Fet.

O Farense viajou para a cidade da Praia com o plantel praticamente completo, sem apenas o jogador Jovani. Logo, para o treinador, a equipa está preparada para dar o seu melhor e tentar atingir o objectivo de conquistar a taça de campeão de Cabo Verde.

Da parte do Atlético, o treinador perspectiva também um jogo equilibrado, tal como tantos disputados no regional de S. Vicente. Segundo Aquilino Fortes, o plantel está motivado, pronto para tentar revalidar o título. “O pessoal está unido e focado no nosso objectivo”, assegura.

Apenas o central/interior Dibanda não conseguiu acompanhar a equipa para a Capital por “razões pessoais”. Porém, o técnico assegura que o Atlético está preparado para jogar sem o atacante.

Os clubes representativos da região de S. Vicente ficaram hospedados no Estádio Nacional, que oferece, segundo Fet e Aquilino, boas condições. O problema, dizem, é que a infraestrutura desportiva fica distante do gimnodesportivo, na cidade da Praia, e são obrigados a pagar o transporte sempre que quiserem ir fazer os treinos de adaptação ao piso.

Os dois emblemas de S. Vicente calharam no grupo C e, conforme o sorteio, se as duas equipas passarem para a fase seguinte voltarão a defrontar-se na eliminatória das meias-finais. Isto significa que é impossível o Atlético e o Farense jogarem a final do nacional de andebol masculino. É que, dita o sorteio, o primeiro lugar do grupo C vai defrontar na semifinal o melhor segundo de todos os grupos. Porém, Aquilino Fortes acha muito difícil as duas equipas chegarem à semifinal. Para ele, quem perder o jogo amanhà fica praticamente fora da prova.

O nacional de andebol masculino decorre de 24 a 30 de setembro e envolve nove equipas, distribuídas por 3 grupos: Atlético Mindelo, Farense de S. Vicente, Super Estrelas (S. Antão), S. João Baptista (S. Nicolau) Académica do Sal, Académica da Boa Vista; Graciosa (Santiago Norte), ASA Stars (Santiago Sul) e KKobra (Fogo).

A primeira partida da jornada inicial será entre a Académica do Sal e Graciosa, seguida dos jogos ASA Stars x S. João Batista e Atlético versus Farense.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo