Pub.
Desporto
Tendência

ARDA-SV promove formação intensiva para treinadores de Para Powerlifting

Pub.

A Associação Regional de Desporto Adaptado de São Vicente vai promover no próximo mês de junho uma formação intensiva de Para Powerlifting, destinada a treinadores, personal trainers e atletas, com ou sem deficiência, com apoio do Comité Paralímpico. As vagas são limitadas a 20 pessoas. 

Segundo o presidente da ARDA-SV, a formação terá a duração de três dias, de 20 a 22 de junho, e será ministrada por Otelinda Brito. “O público-alvo são personal trainers, preparadoras físicos, atuais e futuros treinadores de Para Powerlifting da região de São Vicente, interessados em apreender técnicas e metodologias para treinar atletas paralímpicos”, explica Helder Pio.

Publicidade

O curso, prossegue este dirigente associativo, oferece uma imersão completa no mundo do Para Powerlifting. Terá uma vertente teórica ministrada na Universidade de Cabo Verde, e uma prätica no Comando da Primeira Região Militar. “O objectivo é capacitar os formandos de modo a terem as ferramentas que lhes permite identificar as capacidades e competências dos atletas.”

A formação será ministrada em três níveis, a primeira agora em junho. Em 2025 serão ministrados os níveis 2 e 3, todos a cargo de Otelinda Brito, personal trainer certificada e formadora do Comité Paralímpico. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de junho, mediante uma taxa de mil escudos. 

Publicidade

O presidente da ARDA – SV, Hélder Pio, aproveitou para agradecer Isabel Santos que, refere, o ajudou a preparar o projecto de formação e também o Comité Paralímpico de Cabo Verde, não obstante ainda não ter garantido os financiamentos para as formações para os níveis 2 e 3.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo