Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

“SóMulher” reúne vozes femininas “veteranas” e da nova geração: “Futuro da nossa música garantido”, expressa Zizi Vaz

A cantora Zizi Vaz expressou ontem o seu orgulho por ver jovens artistas interpretando de forma magistral a música tradicional cabo-verdiana, ainda mais mulheres. Após abrir a 11. edição do show SóMulher, evento organizado pela Serenata Produções, a “veterana” sublinhou que o futuro da Morna e da Coladeira está garantido pela nova geração.

“Outro aspecto a ser evidenciado foi o leque variado de compositores cujas obras foram interpretadas neste espectáculo. Da minha parte trouxe Faria Júnior, mas passaram por este palco o Daniel Spencer, Maria Barros e compositores mais conhecidos como Manel d’Novas e Morgadim…”, frisou Zizi Vaz, para quem as vozes convidadas souberam fazer boas escolhas.

Publicidade

E o resultado, prossegue, foi testado pela interactividade da assistência. Todas as intérpretes foram aplaudidas, mas, ressalva Zizi, de forma criteriosa. Isto porque, explica, o público da Serenata Produções é composto por pessoas conhecedoras da música tradicional cabo-verdiana, que conhecem as letras e as melodias e podem fazer coro. “Se chamar qualquer pessoa da assistência é bem capaz que saiba cantar”, ilustra Zizi, para quem os aplausos testemunham a qualidade da actuação da artista.

Uma das vozes da nova geração convidada para o evento foi Duda Teixeira, 24 anos, que começou a pisar os palcos da Serenata Produções aos nove anos de idade. “Cresci na Serenata Produções e sinto-me sempre em casa”, salienta a jovem, para quem o show de ontem foi mais um momento soberano das vozes femininas. “Foi mais um momento maravilhoso. Este espectáculo tem a sua particularidade por celebrar a mulher, em particular a mulher cabo-verdiana”, comenta Duda, que já actuou em vários eventos culturais, sendo considerada uma artista da nova geração.

Publicidade
Três gerações no mesmo palco

Teodora Neves comprova a satisfação que foi para o público apreciar as 11 vozes femininas que subiram ao palco da Academia Jotamont, na Cidade do Mindelo. Segundo a mesma, tem acompanhado outros espectáculos realizados com assiduidade pela Serenata Produções, mas o show de ontem foi diferente por privilegiar a actuação de artistas femininas. “Escolheram grandes intérpretes e fiquei satisfeita por ver no palco três gerações, algo muito digno. Prova de que o futuro da nossa música está garantido”, considera Teodora Neves.

Apesar de se considerar “suspeito” para opinar sobre o espectáculo, por fazer parte da Banda Serenata, o músico Tchenta atribuiu nota alta ao evento “porque estiveram em palco grandes vozes femininas, artistas que souberam escolher melodias agradáveis e tiveram uma interpretação à altura”.

Publicidade

Segundo o tecladista, SóMulher é um espectáculo organizado para homenagear as mulheres e desta vez houve uma mistura de vozes experientes com as da nova geração, sem beliscar a qualidade desse show já tradicional no calendário da Serenata Produções.

Pisaram o palco ontem à noite as artistas Zizi Vaz, Carla Lima, Leontina Fortes, Nely Pires, Bitina Lima, Fatinha Fortes, Duda Teixeira, Carmen Silva, Bibia Silva, Nadine Silva e Ivone Ramos.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo