CulturaEscolha do Editor

Mindelact 2021: Teatro e esperança nos palcos do Mindelo e da Praia

A edição 27ª do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact 2021) realiza-se entre 05 e 13 de novembro próximo e vai decorrer sob o signo da “Esperança” em São Vicente e com extensão da programação na cidade da Praia, segundo informou a Associação Artística e Cultural Mindelact.

Depois de no ano passado o festival ter sido realizado sob o signo da resistência, com todas as limitações que a pandemia da Covid-19 impunha, este ano a esperança é o mote para esta festa do teatro de São Vicente. “Sempre com muita alma, arte e afecto, este é o ano da esperança de uma recuperação plena da nossa humanidade, da possibilidade de estar e ser, em sociedade, numa perspectiva pós pandemia”, refere a organização.

Como novidade, contará com uma extensão da programação na Capital, com uma seleção criteriosa de espetáculos para os amantes das artes cénicas da capital. Em São Vicente, a par da programação do Palco 1 (Centro Cultural do Mindelo) e Palco 2 (ALAIM – Académia Livre de Artes Integradas do Mindelo), com espetáculos presenciais e de uma programação direcionada para crianças, Teatrolândia, está previsto ainda um leque de propostas de Teatro Digital e uma programação de Teatro Radiofónico.

Continuam suspensas, continua a programação de Teatro na Praça e o Festival Off, por implicarem aglomerações mais difíceis de controlar. “Estão, assim, abertas as inscrições para receber projetos de companhias e grupos Nacional, de qualquer ilha do arquipélago, para integrar na programação, e todas as propostas podem ser enviadas para o email, até, o mais tardar, final de julho”, atiça a organização, apelando para que as propostas tenham o máximo de informação possível, como por exemplo sinopse, ficha técnica e artística, historial do grupo, fotografias ou vídeos do espetáculo e outras informações que sejam consideradas relevantes.

Para este ano, Mindelact optou por não sujeitar a programação de grupos e companhias internacionais a concurso, tendo em conta que os espetáculos que já tinham sido selecionados para a edição de 2020, transitaram para este ano, derivado da situação pandémica. Acreditando que, em novembro, a maior parte da população estará vacinada, a organização promete celebrar a arte, a vida, a humanidade e o espírito solidário com muita “Esperança”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo