CulturaEscolha do Editor

Estreia de “A Cidade do Café”, segunda parte da trilogia Crónicas de Mindelo, apontada para finais de março

“A Cidade do Café”, a segunda parte da chamada Trilogia de Mindelo, começou a ser “montada” esta segunda-feira, com o arranque dos ensaios por oito actores convidados para dar corpo a essa peça teatral. Baseada em mais um texto da autoria de Rocca Vera-Cruz, essa produção do Centro Cultural Português tem estreia apontada para final do mês de março. O trabalho será apresentado em três dias consecutivos, que devem ser 25, 26 e 27 do referido mês.

Ainda contido nas informações, para não estragar a surpresa, Rocca Vera-Cruz adianta que A Cidade do Café segue a linha de “Crónicas de Mindelo” – a primeira parte da trilogia estreada em 2018 – com a abordagem de cenas típicas da ilha de S. Vicente, mas com particular incidência num assunto “discutido diariamente de 4 em 4 anos”.

“A peça Crónicas de Mindelo contou com o envolvimento de 16 actores porque o CCP quis aproveitar para homenagear alguns deles. Já esta segunda produção é mais concisa, teremos apenas 8 actores, com a presença de dois novos convidados”, informa o cronista, que compila em “A Cidade do Café” alguns escritos inéditos.

A expectativa do escritor é que esta segunda parte tenha um impacto igual ou superior à encenação Crónicas de Mindelo, que esteve em palco durante nove dias e sempre com casa cheia. “A reação do público foi muito positiva e isso serve de catalizador. Além disso, os comentários que normalmente as minhas crónicas despertam nas redes sociais acabam por estimular a minha criatividade e vontade de continuar a escrever”, diz Rocca.

Dois dias antes da apresentação de “A Cidade do Café”, Rocca Vera-Cruz vai lançar o seu livro “Crónicas de Mindelo” no Centro Cultural do Mindelo. Trata-se de uma publicação de autor e já está a ser impressa numa tipografia.

Numa curta publicação na sua página no Facebook, o encenador João Branco avisa que as marcantes personagens Ney, Flaviana, Zuleica, Concha, Xupirix e Aline estão de volta naquela que ele considera ser a mais aclamada comédia do ano 2022. O título da última parte da trilogia já está escolhido e será revelado nos momentos finais de “A Cidade do Café”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo