Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Covid-19 “cancela” Carnaval, dupla JC-Anísio tenta animar a malta: “Eh cabra maff”

A Covid-19 “cancelou” o Carnaval 2021, mesmo assim a dupla de compositores JotaCê e Anísio Rodrigues ofereceu uma “batida” aos grupos e foliões mindelenses. Intitulada “Assim ke mim ê”, a música já foi rebatizada com o “sugestivo” nome “Eh cabra maff”. Nada que surpreenda JotaCê, autor que tantas vezes viu as suas composições ganharem um novo “carimbo” em S. Vicente. Quer um exemplo? O samba-enredo campeão “Sabura sem fronteira”, que ele e Anísio Rodrigues fizeram para o Cruzeiros do Norte, “virou” pura simplesmente “Tude ê bada”. Ponto final!

Neste caso, explica JotaCê, a ilustração “Eh Cabra Maff” aparece na plataforma youtube.com, faz parte do refrão desse mais recente lançamento, além de ser uma expressão típica dos mindelenses. “Esta composição faz um retrato do Carnaval mindelense e o interessante é que, até hoje, nenhum grupo escolheu o Carnaval como tema. E há muita coisa para se falar”, comenta JotaCê, autor da letra, que traça uma pincelada da festa do Entrudo dos tempos áureos ao momento actual. “Nha nome ê Carnaval, nascide n’Intrude; Criode n’intentaçon”, começa por dizer, prosseguindo “Mim e Mandinga na Rbera Bote, E jame fui bói na Jon Bintim; Mim jame gritá ‘Eh cabra maff”…

Publicidade

Para Anísio Rodrigues, cantor que dá voz ao ritmo e fez parte também da letra, a música acaba por ser uma homenagem ao Carnaval e aos grupos. Como realça, até as famosas festas em casa de Jôn Bintim, que não eram do seu tempo, foram “ressuscitadas”. A batida vai “evoluindo” até chegar à época actual com o “casamento” do rap e a batucada.

Ao que tudo indica esta foi a única música de carnaval lançada este ano. Anísio confessa que ele e JC tinham muitas coisas na manga, mas tiveram que cancelar quase tudo por causa da pandemia. “O Carnaval é uma época particular para nós porque somos convidados para fazer os sambas de vários grupos e percorremos também várias ilhas em espectáculo. Este ano entendemos que nada disso seria possível. Esperamos que tudo volte ao normal o quanto antes”, frisa Anísio, que está neste momento envolvido num projecto carnavalesco com a CV Sonho. Esta iniciativa tem-lhe permitido actuar como artista e até como apresentador de actuações ao vivo através de plataformas online. 

Publicidade

Se tudo correr como previsto, “Eh cabra maff” será interpretada na “life” do próximo domingo. Por estes dias, Anísio está empenhado nos preparativos do videoclipe, que deverá sair em breve.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo