Pub.
Pub.
Cultura

Concerto na Praça Nova abre semana de actividades do 10. aniversário do falecimento de Cesária Évora

Um concerto na Praça Nova abre o programa de actividades que assinala os 80 anos de Cesária Évora e ao mesmo tempo o décimo aniversário do falecimento dessa maior celebridade da música cabo-verdiana. Agendado para hoje, domingo, o espectáculo levará ao palco o grupo de artistas que acompanhou Cise no seu percurso internacional e ajudou essa diva a espalhar a sonoridade da Morna e Coladeira pelos quatro cantos do mundo. “A presença das cordas da Orquestra Nacional de Cuba, dos metais cabo-verdianos e franceses integram obrigatoriamente a formação do concerto, para além dos restantes músicos e respectiva equipa técnica”, enfatiza um cartaz lançado pela organização.

Conforme a associação Cesária Évora, a cantora será lembrada durante uma semana, com actividades diversas, que irão decorrer de 12 a 19 de dezembro. Assim, amanhã será inaugurada uma exposição no pátio da Alliance Française do Mindelo, que irá mostrar algumas imagens de destaque no percurso de Cise e ainda os diversos discos de ouro e de prata que a artista mindelense conquistou a nível internacional.

Publicidade

No dia 14 será promovida uma mesa redonda para se discutir o empoderamento feminino, visto que, diz a organização, Cesária Évora foi um símbolo da força da mulher, “um exemplo representativo da liberdade da mulher”. O debate irá envolver jornalistas, escritores e artistas, além de membros da família de Cise. Será também uma oportunidade para a cineasta Ana Sofia Fonseca fazer uma breve análise de um documentário sobre a vida, obra e carreira de Cesária Évora.

O programa prossegue no dia 15 com projeção de alguns documentários na praceta Dom Luis realizados ao longo da carreira da homenageada. Nos dias sucessivos, Janete Évora, neta da diva dos pés descalços, irá promover actividades lúdicas, culturais e sociais.

Publicidade

A noite de 16 de dezembro ficou reservada para a habitual passeata e serenata pelas ruas da cidade do Mindelo. A concentração será na praceta Dom Luis pelas 18 horas, de onde será dada a partida e com término na rua António da Noli, junto ao Núcleo Museológico Cesária Évora.

17 de dezembro, data que assinala o falecimento de Cesária Évora, será ofertada a “comida d’anjo”, uma prática muito estimada por Cesária Évora, e realizado um concurso do jogo de ouril, que era muito apreciado pela cantora.

Publicidade

Um workshop com profissionais da área cultural está agendado para o dia 18 e será destinado aos músicos. O evento será uma forma de permitir o debate e a partilha de experiências e conhecimentos. O programa termina no dia 19 com actividades direcionadas para os mais jovens e que vão promover concursos de desenhos nas escolas do ensino básico. A ideia é levar as crianças a conhecerem Cesária Évora, considerada uma figura da história de Cabo Verde.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo