Pub.
COVID-19
Tendência

Vacina provoca reação alérgica em pacientes no Reino Unido

Pub.

O regulador de saúde do Reino Unido alerta a população com histórico de reações alérgicas “significativas” para não tomarem a vacina contra a Covid-19. O aviso surge depois de dois trabalhadores do serviço nacional de saúde britânico terem relatado reações alérgicas após a toma da vacina das farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Os doentes encontram-se agora a recuperar.

O diretor médico nacional do NHS – National Health Service, Stephen Powis, afirmou que é normal que “pessoas com histórico significativo de reações alérgicas não recebam esta vacina depois de duas pessoas com histórico de reações alérgicas significativas responderem negativamente”, noticia a Sky News. O NHS disse ainda que os elementos envolvidos no programa de vacinação foram já informados sobre o episódio.

Publicidade

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês) emitiu o alerta para todos que já tiveram reações alérgicas graves a medicamentos, alguns alimentos ou outra vacina no passado.

O Reino Unido foi o primeiro país do Mundo a aprovar clinicamente a vacina contra a Covid-19, da farmacêutica Pfizer e BioNTech, com uma eficácia de 95%. A vacinação arrancou esta terça-feira em 70 hospitais do país. Entre os primeiros grupos a levar a vacina contra o novo coronavírus encontram-se pessoas com mais de 80 anos, profissionais de saúde na linha da frente do combate à pandemia e equipas de lares de idosos.

Publicidade

Margaret Keenan, 90 anos, fica para a história como a primeira pessoa a receber a vacina Pfizer/BioNtech contra a Covid-19. Nascida em Enniskillen, na Irlanda do Norte, mas a viver em Coventry há mais de 60 anos, Margaret recebeu esta terça-feira no hospital universitário da cidade do centro de Inglaterra, às 06h31, a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech.

C/Agencias Internacionais

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo