COVID-19

Covid-19: São Vicente com 15% da população elegível vacinada

A ilha de São Vicente já tem 15% da sua população elegível vacinada, revelou o Director Nacional da Saúde na habitual conferencia de imprensa-balanço sobre a pandemia da Covid-19. Jorge Noel Barreto voltou ainda a reforçar o apelo para que as pessoas continuem a se inscrever para que os serviços de Saúde possam se organizar, numa altura em que mais de 41 mil pessoas já receberam pelo menos uma primeira dose de imunizante.

Segundo o DNS, Cabo Verde tem neste momento 11% da população elegível, ou seja, que têm 18 anos ou mais anos, vacinada. O número é significativo, mas ainda muito aquém da meta fixada no Plano Nacional de Vacinação, que prevê abarcar 70% dessa população até final do ano . “Os profissionais de Saúde, pelo menos o número que estava previsto no Plano de Vacinação, estão todos vacinados (99,7%). Temos 4048 doenças cronicas ou pessoas com condição crónicas de saúde vacinadas pelo menos com uma primeira dose, correspondendo a 16,5% do previsto no plano”, especifica.

Em relação às pessoas com 60 anos ou mais, prossegue, 24169 receberam pelo menos uma dose. “Se considerarmos as estimativas do INE, dá-nos 48%, o que já é um bom resultado, embora precisemos melhorar ainda mais este indicador. É que, o desejável, é que tenhamos pelo menos 70% destas pessoas vacinadas, até porque ainda é nesta faixa etária que ocorre a maior parte das mortes e das situações complicadas nos hospitais”, declara Jorge Noel Barreto.

Informa ainda que já estão vacinadas cerca de 1977 professores e pessoal de apoio às escolas (4,9% do total previsto), 1262 policias (18%), 609 militares (24,4%) e ainda 556 pessoas ligadas ao turismo (5%). “A vacinação está a ser acelerada nas ilhas do Sal e da Boa Vista porque, com a vacinação a decorrer nos países emissores de turistas, uma das condições que exigem, é que, nos destinos, estejam a vacinar para reduzir a propagação da Covid.”

Nesta altura, refira-se, cinco concelhos já estão com uma percentagem significativa da sua população elegível vacinada. São eles Ribeira Brava com 27%, Paul 23%, Tarrafal de S. Nicolau 22,7%, Brava 22% e Maio 18%. Nos restantes municípios, Sal tem 12% das pessoas elegíveis imunizados, Boa Vista 7, 4% e Praia 10%.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo