Pub.
COVID-19
Tendência

Covid-19: Notificado um caso positivo na Administração Central da Enapor

Pub.

A Covid-19 terá chegado à administração Central da Enapor em S. Vicente com a notificação hoje de um caso positivo de infecção pelo novo coronavírus, segundo informações apuradas por Mindelinsite. O Presidente do Conselho de Administração, Alcídio Lopes, não confirma e nem desmente esta notícia.

De acordo com fontes deste diária digital, o caso positivo foi reportado à Administração Central da Enapor em S. Vicente na manhã desta quinta-feira. De imediato, todo o departamento jurídico foi dispensado para fazer quarentena em casa. Os demais departamento estão atentos, relatam, realçando que o assunto está a ser tratado com o máximo de sigilo na empresa. 

Publicidade

Confrontado, o PCA da Enapor diz não ter informação sobre o surgimento de nenhum caso na empresa. No entanto, se houver, frisa, este já não está na empresa. Alcídio Lopes tranquiliza, dizendo que, em caso positivo, a empresa tem um Plano de Contingência, que prevê, de entre outros, o isolamento dos contactos. “Se tivermos um caso de Covid-19, a Delegacia de Saúde vem logo buscar a pessoa. Temos uma sala de isolamento para colocar os suspeitos e os contactos directos. Também se uma pessoa fizer um teste PCR, de imediato ficamos de sobreaviso e os contactos são isolados.”

Relativamente aos contactos, prossegue, a empresa chama a si a responsabilidade de informar as autoridades sanitárias e a pessoas é enviada para casa para aguardar os resultados dos testes. “Já tivemos situações do género na Praia e em S. Nicolau. Temos um Plano de Contingência que está a ser implementado e que contempla várias medidas, entre os quais uma sala de isolamento preparada especialmente para receber os casos suspeitos enquanto esperamos a intervenção das autoridades. Também trabalhamos em conjunto com a Delegacia em caso de confirmação.”

Publicidade

Em caso de necessidade, avisa, os trabalhadores podem ser submetidos a teste rápido ou PCR, à semelhança do que já aconteceu na Enapor na Praia e em S. Nicolau. Em S. Vicente, ainda não se sentiu necessidade de alargar os testes aos trabalhadores. Foram sim realizados alguns testes rápidos em situações pontuais de viagens. “Mas estamos atentos à situação e temos um plano de actuação, que prevê um conjunto de medidas que são repassadas diariamente. A mensagem é transmitida aos trabalhadores. Hoje fazemos reuniões estritamente necessárias e com máscaras, cumprimos o distanciamento, as viagens estão limitadas, de entre outros.”

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo