Pub.
COVID-19
Tendência

Aluno do 7º ano da ES Jorge Barbosa testa positivo para Covid-19

Pub.

Um aluno do 7º da Escola Secundária Jorge Barbosa testou positivo para Covid-19. Fala-se ainda em outros dois alunos, que são casos suspeitos, mas os resultados ainda não conhecidos. A Delegacia de Saúde já fez a desinfecção da sala de aula. Mesmo assim, a directora da ES Jorge Barbosa, não confirma nem desmente a existência de qualquer casos de infecção pelo novo coronavírus naquele estabelecimento de ensino. 

Ao que conseguimos apurar, na passada sexta-feira, segundo dia de aula desde ano lectivo 2020/2021, a Escola Secundária Jorge Barbosa foi avisada por um familiar de um aluno, que o pai deste estava positivo e tinha apresentado sintomas da doença. O aluno foi colocado de quarentena e ontem, terça-feira, 06 de outubro, a sala de aula foi desinfectada. 

Publicidade

Confrontada com estas informações a directora não confirma nem desmente estas informações. Limita a dizer que a escola tem o seu Plano de Contingência e sabe como proceder nesta situação. “ O Plano contempla um conjunto de medidas de higiene em ambiente escolar, que passam pela higienização das salas de aulas de duas em duas horas, lembrando a escola funciona com dois períodos lectivos de manhã e dois à tarde.”

Outra novidade é a colocação de quatro lavados na entrada da escola para propiciar a lavagem das mãos. Gilda garante que os alunos são ainda orientados a passar álcool gel e o uso de máscaras é obrigatório.”Temos ainda álcool gel na sala de professores, biblioteca e na secretaria. As pessoas que demanda a escola para qualquer serviço ou contacto com a direcção também fazem a lavagem das mãos”, acrescenta a directora, que se mostra agastada com o vazamento da informação por ser sigilosa. 

Publicidade

Apesar de não confirmar o caso positivo do aluno do 7º, Gilda assume que a delegacia da Saúde esteve na escola a fazer desinfestação de uma sala e vão regressar posteriormente para novas desinfestações, independentemente de ter ou não casos. Isto porque, frisa, a escola e a DS estão a trabalhar em conjunto e, sempre que solicitados, deslocam à ES Jorge Barbosa.

Gilda termina dizendo que a escola está a fazer tudo para ter Covid zero. Mas lembra que os alunos têm as suas residências e uma vida fora dos muros do “Jorge Barbosa”. Esta aproveita para esclarecer que a foto divulgada hoje nas redes sociais mostrando uma alegada aglomeração na escola é ilusória. Admite que, por altura da saída das aulas, a concentração de alunos é maior, tendo em conta que, neste momento, aquele estabelecimento de ensino funciona com 37 salas de aulas. Diz no entanto que há sinalização e as saídas são por caminhos diferentes entre os pisos. 

Publicidade

“Mas é normal haver uma maior concentração na saída para a rua. É algo que não podemos controlar. Passamos as orientações, fizemos a semana cívica, que este ano incidiu sobre a Covid-19, as medidas de prevenção e foram passadas todas as instruções sobre a forma como devem proceder desde a saída até chegar em casa. Não podemos fazer tudo mas, dentro da escola, estamos a tomar todas as precauções necessárias. Da porta para forma não podemos responder pelo seu comportamento”.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo