Pub.
COVID-19

87% das amostras enviadas para Dacar com resultados positivos para Ómicron

Pub.

É oficial. A variante Ómicron do coronavirus já está a circular em Cabo Verde. Mais de 87% das amostras enviadas ao Instituto Pasteur no Senegal – foram enviadas 300 e processadas 202 -,acusaram positivo. A informação foi avançada em comunicado emitido pelo Gabinete de Cooperação e Desenvolvimento do Instituto Nacional de Saúde Pública, que realça ainda que a maior das amostras eram da ilha de Santiago.

Este começa por dizer que o aumento exponencial de casos verificados nos últimos dias fez suspeitar a circulação da Ómicron. Por outro lado, as amostras processadas nos laboratórios de virologia do país através da técnica PCR-RT mostrou que os vírus identificados continham alguma mutação, que carecia de confirmação por parte do  Instituto Pasteur, laboratório regional de referência para sequenciação genómica.

Publicidade

Foi neste sentido que, prossegue, há uma semana foram enviadas para este laboratório cerca de 300 amostras, das quais foram processadas 202 e forma identificadas a presença de Ómicron em 87% dos resultados. “As amostras enviadas foram sobretudo da Ilha de Santiago estando a ser envidados esforços, junto da companhia aérea e dos transportes marítimos para nos próximos dias enviarmos 

Ontem, na habitual conferencia de imprensa semanal o Director Nacional da Saúde já tinha aventado a hipótese desta variante estar a circular no país devido a elevada taxa de transmissibilidade verificada nos últimos 14 dias. “Muito provavelmente a variante Ómicron já está a causar todo este descontrolo epidemiológico, embora ainda não tenhamos a confirmação laboratorial, que é que nos falta para fechar essa hipótese mais do que provável”, afirmava Jorge Barreto, que, a semelhança da presidente da INSP, pediu às pessoas para tomarem as medidas de proteção, bem como aderirem cada vez mais à campanha de vacinação no país.

Publicidade

Esta alerta, em jeito de remate, que a variante Ómicron, refira-se, é mais contagiosa do que as anteriores,. Por isso, o Instituto Nacional de Saúde Pública reforça o apelo a toda a população cabo-verdiana para uma adesão massiva à vacinação e a redobrar os esforços na implementação das medidas preventivas nomeadamente, o uso de máscaras nas vias públicas e em espaços fechados, conforme preconizado pela última resolução sobre a situação de contingência, evitar o ajuntamento de pessoas e a lavar frequentemente as mãos com água e sabão bem como o uso de álcool gel.

Refira-se que a taxa de incidência acumulada da Covid-19 em Cabo Verde neste momento é de 810 casos por 100 mil habitantes, muito superior aos 25 casos por 100 mil habitantes registados no mesmo período anterior. A taxa de positividade foi de 21,2%, maior do que 1,8% nos 14 dias anteriores, e a taxa transmissibilidade foi de 2,52, com um aumento em cerca de oito vezes dos casos novos entre os dois períodos.

Publicidade

ilustração: CNN Portugal

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo