Pub.
Pub.
Atualidade

PR destaca “meritório e valioso trabalho dos professores” em meio a pandemia da Covid-19

O Presidente da República assinala hoje, 23 de abril, Dia do Professor, o empenho e a dedicação, bem como a importância desta profissão para Cabo Verde. Mas Jorge Carlos Fonseca destaca sobretudo o meritório e valioso trabalho que a classe abraçou e vem desenvolvendo neste ano de pandemia da Covid-19, que trocou rotinas e hábitos estabelecidos na sociedade.

Para o Chefe de Estado, nunca a profissão de docente foi tão importante como agora, nunca se dependeu tanto desta classe como no último ano e nunca as crianças mereceram tanto a sua atenção e cuidados como agora. “As escolas mobilizaram o seu corpo docente e funcionários em múltiplas reuniões de trabalho, debate de ideias na busca das melhores soluções para manter o ritmo mínimo das aulas. Os horários foram alterados, as matérias revistas, os métodos inovados, tudo numa ampla frente para garantir a educação dos seus alunos, dos nossos filhos, das crianças e da comunidade estudantil deste país”, refere JCF na sua mensagem alusiva.

Publicidade

Este afirma que, após a independência nacional, o país pôde contar com a experiência de dezenas, centenas de professores, que garantiram o arranque de Cabo Verde como Estado soberano, formando os nossos primeiros alunos, lançando as bases para um ensino voltado para os novos desafios. “Novos professores, entretanto, foram formados à medida que as escolas eram construídas em todas as ilhas e o ensino se democratizava e se expandia em todos os concelhos e localidades. Já neste século XXI dobrámos a meta do ensino superior e garantimos aos nossos jovens uma opção nacional e mais tangível, especialmente para as famílias mais humildes, que puderam assim ver os seus filhos licenciados e entrar no mercado de trabalho”, pontua.

Hoje em que se atravessa uma tormenta mundial, prossegue, o PR expressa a sua solidariedade e reconhecimento às organizações e classes profissionais, em especial aqueles que estão na linha da frente, pelo esforço que todos, na sua área específica, desenvolvem para que Cabo Verde consiga sair o mais rápido possível e com o mínimo de danos, desta pandemia da Covid 19. Deixa um apreço especial aos professores que, diz, ensina aos políticos, engenheiros, advogados, médicos, enfermeiros, técnicos, mecânicos, electricistas, motoristas, entre outros, e a todos que um dia sentaram numa carteira e descobriram a magia do conhecimento pela voz de um professor.

Publicidade

Tudo aquilo que hoje sabemos ou fazemos, aprendemo-lo um dia pela voz de um mestre, numa passagem de conhecimento que se perde na noite dos tempos”, refere, acrescentando que, nas sociedades mais evoluídas, o professor tem um lugar de destaque, quer nas condições de trabalho, mas sobretudo na remuneração. JCF termina fazendo votos para que a sua importância seja cada vez mais reforçada e alargada num mundo que clama pela passagem de valores, de princípios e de ensino que mantenha o espírito das humanidades, que são a base da formação do caracter e do espírito livre e de um desenvolvimento autêntico de um país livre, competitivo e justo.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo