Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

IPIAMM promove formação em prevenção e investigação de acidentes marítimos

O Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos promove aquela que será a primeira formação na área de prevenção e investigação de acidentes marítimos realizada em Cabo Verde. O curso, que conta com o apoio do Banco Mundial, acontece na cidade do Mindelo de 26 de abril a 06 de maio e será ministrado pela International Maritime Safety Security and Environment Academy (IMSSEA), entidade sedeada na Itália, especializada em formações e treinos de nível avançado.

Em conformidade com o curso modular 3.11 da IMO, a formação destina-se aos gestores e técnicos operacionais com intervenção direta ou indireta na segurança operacional no sector marítimo. Visa fornecer aos participantes conhecimentos e uma visão sobre os procedimentos necessários para a investigação de acidentes marítimos e ações de acompanhamento. Irá ainda facultar aos participantes técnicas de recolha, análise e elaboração de relatórios de investigação.

Publicidade

O curso, realizado no âmbito de um acordo bilateral com a International Maritime Organization – IMO, contempla igualmente uma forte componente prática, que prevê estudos de caso, com exemplos reais de como organizar e conduzir investigações de acidentes e incidentes marítimos de acordo com as normas e práticas internacionalmente aceites. “Deste modo, a formação configura-se como uma das ações que deverá contribuir para a consciencialização e familiarização dos técnicos e profissionais nacionais a respeito das atividades que desenvolvem, que, aliadas à aplicação de medidas de segurança coletivas e individuais, constituem aspectos fundamentais para garantir a prevenção de acidentes e, por conseguinte, possibilitar a consolidação da segurança operacional, frisa o IPIAMM em nota enviada a este jornal. 

Sendo este instituto a autoridade nacional responsável pela prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos e marítimos, uma das suas principais atribuições é promover formação, capacitação e sensibilização dos principais intervenientes no scetor da aviação civil e marinha mercante.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo