AtualidadeC1

Lançada primeira pedra da ciclovia Av. Manuel de Matos-Ribeira de Julião

Foi lançada na tarde desta quarta-feira, 24, a primeira pedra para execução da empreitada da ciclovia e percurso terrestre no sentido Avenida Manuel de Matos-Ribeira de Julião, em São Vicente. Orçada em 15 mil contos, o prazo de execução desta obra é de três meses e vai ser executada pela empresa Armando Cunha. 

O vereador Rodrigo Rendall, ao fazer o enquadramento da obra, explicou que a ciclovia faz parte de um projecto mais amplo da Câmara, que tem a ver com a requalificação urbana e valorização do território. Este tem três eixos: asfaltagem de toda a cidade do Mindelo, execução de arruamentos em calçada e calcetamento artístico. “Temos ainda a execução de passeios e, dentro do possível, a criação de infra-estruturas verdes”, detalhou o autarca, destacando que a ciclovia tem um percurso pedestre e oferece diversas vantagens, sendo uma delas o facto de permitir a pratica desportiva e a mobilidade das pessoas com maior segurança. 

Rendall afirmou ainda que esta empreitada da ciclovia Avenida Manuel de Matos-Ribeira de Julião resulta de uma forte parceria e engajamento do Governo, através do Fundo de Sustentabilidade para o Turismo que, no futuro, poderá evoluir para a requalificação da estrada da Ribeira de Julião, até ao Isecmar. 

Já o presidente da CMSV, Augusto Neves, deixou claro que esta obra foi planificada há muito tempo e vai engrandecer a festa de São João. Aliás, por isso o lançamento da primeira pedra neste dia que tem um simbolismo grande par a ilha de S. Vicente. “Esta é uma grande obra porque, para além do arranjo da avenida, vamos melhorar a zona do Isecmar, com a construção de uma rotunda. Estamos também a preparar para fechar a circular em asfalto, desde o Calhau até ao Cemitério”, frisou, referindo ao esforço da Câmara em melhorar a qualidade de vida na cidade e na ilha.

Trata-se de um projecto integrado dentro do Fundo do Turismo em que, de acordo com Neves, a CMSV correu atrás e conseguiu desbloquear o financiamento e hoje deu inicio, oficialmente, a empreitada da ciclovia, uma via pedonal e para footing para responder a demanda desta cidade que cresce em ritmo acelerado. 

O lançamento desta obra foi testemunhada pela presidente da Assembleia Municipal, autarcas, eleitos municipais e algum publico, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo