Pub.
Pub.
AtualidadeB5

Internações com problemas respiratórios graves classificadas como suspeitos

Todas as situações de problemas respiratórios graves passam a ser tratados como suspeitos de coronavírus, indicou o Director Nacional da Saude, Artur Correia. Nesse lote estão, de entre outros, os casos de pneumonia grave e insuficiência respiratória.

Em meio a pandemia do coronavírus que aflige o mundo, Cabo Verde incluido, a ideia é precaver, sobretudo nos casos de doentes por síndrome respiratória grave para se poder estar mais seguro. “Para se ter um maior nível de segurança, decidimos alargar este critério para podermos apanhar eventualmente o que poderia passar ao lado”, referiu Artur Correia. 

Publicidade

Isso numa altura em que alguns profissionais de saúde, em particular do Hospital Baptista de Sousa e de uma clinica privada, estão entre os casos suspeitos de contaminação por coronavirus por contacto com uma paciente que testou positivo. Este facto já levou inclusive ao reforço da equipa do HBS com mais uma técnica.

Foi este cuidado que levou ao internamento de uma idosa na ilha do Fogo. Os testes ainda não foram realizados, mas a paciente, que entrou no hospital com um quadro de dificuldade respiratória, foi de imediato isolada. Ontem Artur Correia explicou que a mulher teria tido um contacto há mais de duas semanas com alguém que veio do exterior. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. O censo profissional dita que seja assim agora convertido em decreto ,ainda bem ,vá se expor o atendimento das Insuficiência respiratória COVID 19 ou doutras causas não infeciosa q viam a ser enquadradas e tratadas no mm saco : O2 x sonda e antibiótico com deus no comando !!!!.

  2. segundo a imprensa a Sra COVID19 de SV tinha sintomas respiratórios e se diagnosticou com Pneumonia , comprovada no Rx ,seu estado piorou (!!) pelo q foi ingressada no serviço de medicina do HBS , a gravidade se confirma pela TAC ” pulmão destruído ” ,….ate’ aki e’ suficiente para sustentar meu comentário . Ou caso expus que a INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA GRAVE AGUDA não foi diagnosticada caso contrario ela teria q haver sido tratada na TERAPIA INTENSIVA !! Esta indicação do DGS vem na pratica a fazer um chamado o profissionalismo , e ou reconhecimento das fragilidades quanto a infra estrutura e RH especializados na área da urgência/emergencia ,caso contrario não estiveram a pedir ajuda aos chineses e cubanos . Cada ilha tem q estar equipada com ventilador , Rx portátil ,ecografo portátil ,gasômetro e um profissional . A Pneumonia nunca e’ banal ,e’ coisa muito seria ,ela impede a oxigenação .

  3. Como chamar a uma senhora de – “Sra COVID 19??
    Isto é mesmo uma falta de noção básica de respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo