AtualidadeCOVID-19
Tendência

Cabo Verde ainda sem casos de reinfecção pelo vírus da Covid-19

Até hoje nenhum dos 4.548 pacientes que já receberam alta em Cabo Verde voltou a ficar doente por conta do coronavírus da Covid-19. Segundo Elísio Silva, Delegado de Saúde em S. Vicente, foi criado um grupo de trabalho online do pessoal ligado ao combate à doença e ninguém ainda comunicou esse aspecto. No entanto este médico realça que há casos de reincidência noutras paragens do globo pelo que isso pode também ocorrer em Cabo Verde. “Será como o vírus da gripe, quantas vezes apanhamos esta doença ao longo da nossa vida?!”, compara.

Questionado pelo Mindelinsite sobre a quantidade de recuperados e o tempo muito mais curto que agora as autoridades sanitárias passam para atribuir alta, Elísio Silva explica que esse procedimento mudou com os conhecimentos científicos adquiridos depois de meses de estudo sobre o comportamento do vírus. Este lembra que antes tinham mais precaução e esperavam obter dois testes PCR negativo para terem a certeza que o vírus estava inactivo, agora, prossegue, se a pessoa ficar 10 dias assintomática recebe alta porque a probabilidade de transmitir a infecção é praticamente nula. Elísio Silva frisa que Cabo Verde está a trabalhar com base nas directivas da Organização Mundial de Saúde – OMS.

Refira-se que Cabo Verde já atingiu 5.141 infectados acumulados desde março e regista 50 óbitos provocados pela doença. Se a cada dia surgem novos casos, da mesma forma são anunciados recuperados com mais frequência no boletim epidemiológico do ministério da Saúde.

A nível mundial, o vírus já infectou quase 31 milhões de pessoas e provocou mais de 900 mil mortes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo