Albertino Titota Graça

Autárquicas 2020: “Titota” é um forte candidato do PAICV em S. Vicente, mas decisão só no final de maio

O presidente da Comissão Política Regional do PAICV em S. Vicente confirmou que Albertino “Titota” Graça é um forte candidato para encabeçar a lista do partido tambarina nas eleições autárquicas de 2020, mas garante há ainda outros nomes em cima da mesa. Alcides Graça reagia assim ao ser confrontado pelo Mindelinsite sobre a notícia publicada hoje pelo online A Semana, que dá “Titota” como o candidato escolhido para o pleito eleitoral na cidade do Mindelo a nível tanto central como local. Segundo Graça, Titota “é um nome forte, mas há outros”.

Segundo este dirigente partidário regional, a CPR do PAICV tem até final deste mês de maio para tomar uma decisão definitiva. Até lá, as informações veiculadas “não passam de especulação”, diz Alcides Graça, desvalorizando assim a informação avançada em exclusivo por aquele online e que provocou reacções as mais dísparas nas redes sociais. 

Na reportagem, o jornal revelava que o PAICV está a apostar num “forte candidato” para a presidência da Câmara Municipal de São Vicente. Estriba-se em informações confirmadas tanto pela cúpula como pela representação local do partido, segundo as quais a escolha do PAICV recaiu sobre o engenheiro Albertino Graça, candidato vencido nas eleições presidenciais por Jorge Carlos Fonseca, tendo conseguido um ocorre de 28.256 votos.

“A escolha de Albertino Lopes da Graça para liderar a lista à Câmara de São Vicente é uma aposta forte do PAICV no embate eleitoral deste ano. Com isso a liderança de Janira Hopffer Almada quer, em sintonia com a equipa regional, dar um sinal forte sobre a importância política que São Vicente representa no contexto nacional. Toda a máquina do PAICV, seus militantes e apoiantes estão convocados a se mobilizarem à volta desta causa maior, apoiando a candidatura de Albertino Graças à chefia da Câmara local nas autárquicas deste ano», escreveu hoje asemanaonline.

Este justificava a opção por “Titota” com a necessidade do PAICV de apresentar um candidato à altura da importância política que a ilha de São Vicente representa a nível nacional. Mas, ao que parece, esta história tem outras versões. Alcides Graça, presidente da CRP do PAICV, desmente essa informação pois garante que ainda não há uma decisão final. “Albertino Graça é um nome forte em cima da mesa, mas há outros. A decisão final será conhecida no final do mês.”

Como referiu o Mindelinsite, o PAICV chegou a colocar em cima da mesa os nomes de Albertino “Titota” Graça, Xazé Novais, Manuel Inocêncio Sousa e Nelson Lopes. É certo que os dois últimos passaram logo a cartas fora do baralho. Na altura, o próprio Titota chegou a dizer que ainda não tinha sido abordado formalmente pelo partido e deixou entender que precisaria de mais tempo para preparar o seu programa político. Resta saber quais as mudanças operadas de Fevereiro a esta parte.

É um facto que Titota é conhecido e tem experiência nas lides políticas, conforme prova o vasto currículo divulgado pelo asemanaonline, que destaca, para além do segundo lugar nas eleições presidenciais, ter sido, em 1991, mandatário em S. Nicolau de Aristides Pereira. Exerceu ainda outros cargos como diretor da campanha eleitoral de Doutor Onésimo Silveira (1993-1996), secretário-geral do Movimento “Espaço Democrático” (1992) e membro da Comissão Eleitoral em São Vicente (1995). 

Anos mais tarde, em 2004, criou o movimento político independente Modernizar São Vicente, tendo sido candidato à CMSV pelo Movimento, elegendo um deputado para a Assembleia Municipal. Foi ainda vereador da Câmara de São Vicente eleito pela lista do PAICV (2004 –2012). Para além de politico, Titota tem um rico percurso académico, empresarial, desportivo e social, sendo actualmente reitor da Universidade do Mindelo.

 1,341 total views,  9 views today

Partilhe esta Noticia!
Tags: No tags

4 Responses

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *