Dificuldades financeiras e dívidas estão a ensombrar o arranque do campeonato regional de andebol de São Vicente, marcado para o próximo sábado, 09 de Março. Quem o diz é o presidente da Associação de Andebol, Luís Fortes, que lamenta o facto destes constrangimentos aconteceram numa altura em que as equipas estão motivadas por causa da realização em Cabo Verde, no próximo ano, da Liga dos Campeões Africanos de Andebol.
Seis equipas masculinos e cinco femininas vão disputar esta prova regional nestas duas categorias. São eles Farense, Batuque, Cruzeiros do Norte, Ludgero Lima, Atlético e Comando Militar no masculino e Amarante, Cruzeiros do Norte, Farense, Atlético e Batuque no feminino. “Estamos a trabalhar para iniciar os campeonatos regionais no sábado. Mas estamos a enfrentar enormes dificuldades. A Federação disponibilizou recursos irrisórios para a realização desta importante prova”, lamenta Luís Fortes.
A situação é ainda mais complicada porquanto antes do campeonato foram realizados alguns torneios, que deixaram dívidas. “O campeonato é mais dispendioso e ainda temos dívidas para pagar, nomeadamente para com os árbitros. Aliás, grande parte da nossa verba é para custear a arbitragem. É por isso que vamos iniciar o campeonato, mas sem grandes expectativas. Caso os árbitros reivindicarem o seu dinheiro seremos obrigados a suspender a prova porque não temos dinheiro para liquidar as dívidas”, acrescenta.
O facto dos jogos estarem a ser realizados nos polidesportivo da Escola Salesianos de Artes e Ofícios devido as obras no “Oeiras” agrava ainda mais a situação. É que, não obstante o apoio disponibilizado pela Câmara Municipal de São Vicente, Luís Fortes explica que se os jogos ultrapassarem às 18 horas, a responsabilidade é da associação. Felizmente, prossegue, o torneio de abertura contou com um forte apoio de uma empresa, que suportou metade dos custos, o que evitou males maiores.
Mas se a nível logístico a situação é de incerteza, no campo competitivo a satisfação está garantida. De acordo com o presidente da Associação de Andebol de São Vicente, o nível dos jogos disputados até agora tem sido bom. “Terminamos na semana passada o torneio de abertura, que foi vencido pelo Atlético (masculino), mas apenas porque este tinha maior número de golos. Isto prova o grande equilíbrio que existe neste momento. O Atlético sagrou-se ainda campeão no feminino. Foram jogos que nos levam a perspectivar um grande campeonato em termos competitivos”, celebra.
Para este responsável, o facto de Cabo Verde acolher no próximo ano a Liga dos Campeões Africanos está a motivar as equipas, que estão de olho nesta oportunidade. “Esta é uma grande oportunidade para as equipas de Cabo Verde mostrarem o seu potencial. Por isso, todos estão a trabalhar para ter um bom nível. Quem ganha somos nós que temos visto bons jogos”, completa.
Constânça de Pina