Pub.
Tecnologia/Curiosidades

Vacina de Oxford é segura e gerou resposta imune contra covid-19

Pub.

A vacina da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, teve bons resultados contra o novo coronavírus, revela um estudo publicado na revista científica The Lancet. Esta noticia é destaque em toda a imprensa internacional e gerou um frenesi nos mercados financeiros e optimismo nas pessoas. 

O estudo foi do tipo randômico, com grupo de controle (que recebeu uma vacina de meningite) e cego (no qual os voluntários não sabem qual medicamento foi -lhes administrado). Foi testado em cerca de 1.077 pessoas saudáveis. Os resultados  agora tornados públicos são das fases 1 e 2 da vacina.

Publicidade

A vacina desenvolvida pela universidade britânica, uma das três opções que estão neste momento na versão da fase 3 de testes segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com o estudo, pode ser ainda mais efectiva quando uma segunda dose é administrada no doente. A resposta imune chamada de célula T é produzida 14 dias após uma primeira dose e os anticorpos apareceram depois de 28 dias.

Os efeitos colaterais relatados no estudo foram pequenos e puderam ser reduzidos quando os pacientes tomaram paracetamol. Entre eles estava fadiga (70% dos que tomaram a vacina contra covid-19) e dores de cabeça (68%). Outros efeitos foram dor no local da injeção, dores musculares, calafrios, estado febril e temperaturas altas.

Publicidade

C/Exame.com

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo