O pequeno Max Alexander, filho de pai canadense e mãe americana, está a maravilhar meio mundo pelos seus dotes criativos como designer de moda. Com apenas 7 anos, já vestiu nada menos que a estrela de Hollywood Sharon Stone com um modelo que concebeu.
O menino já tem a sua própria grife e tem clientes em pelo menos seis países, veste celebridades e se tornou um fenômeno nas redes sociais, onde já soma mais de 2 milhões de seguidores. Além disso alcançou mais de 11 milhões de curtidas e um número considerável de espectadores em seus vídeos.
Hoje, Max é representado por uma agência de talentos americana, que administra sua carreira. Vive no Sul da Califórnia com os pais, irmão mais novo e irmã mais velha. Os negócios na alta costura vão tão bem que os pais afirmam que, aos 7 anos, “ele está economizando para comprar seu primeiro apartamento em Nova York”, e acrescentam: “Seu interesse por design, costura e alta costura parece crescer, à medida que ele também cresce”.
A mãe de Max é artista. Por isso, conta que resolveu colocá-lo na pré-escola com foco em artes Little Dolphins by the Sea, em Santa Monica, na Califórnia, quando ele ainda era muito pequeno. Os pais contam que ele se sentiu fortemente influenciado pelos trabalhos de Vincent Van Gogh, Yayoi Kusama, Frida Kahlo e Alexander Calder. Até que resolveu anunciar à mãe que ele já se sentia um dress maker. Sentia como se fosse algo de outras vidas.
A mulher conta que, encorajado por ela, Max então começou a desenhar e costurar tecidos, até que lançou a sua própria marca: a Couture To The Max. “Seus primeiros desenhos, antes de aprender a costurar, eram feitos de fitas, filme plástico e restos de material, presos com nós e fita adesiva. Depois de aprender a costurar, seu trabalho progrediu rapidamente para o estilo mais refinado”, contam os pais na biografia do menino em seu site.
Aos 5 anos, Max já havia começado a ter aulas de costura. Sua primeira coleção, inclusive, foi concluída já nesse período, no verão de 2021. Mesmo em período de pandemia, seu primeiro desfile atraiu uma centena de pessoas em Los Angeles, com visual californiano de estampas tropicais e de selva combinadas com enfeites de alta costura. Impressionou o público e ganhou até patrocinadores.
Ainda segundo as informações divulgadas pelos responsáveis por Max, o menino de 7 anos, desde 2021, desenvolveu trabalhos “para uma clientela global”, incluindo vestidos para clientes na França, México, Brasil, Alemanha, Canadá e nos EUA. Fez ainda encomendas para celebridades como Sharon Stone e Lola Andreoni.
C/ Globo.com