Pub.
Tecnologia/Curiosidades
Tendência

Romeno usa fórmula matemática para ganhar o jackpot 14 vezes, sem infringir a lei

Pub.

A probabilidade de ganhar a lotaria é de uma em 14 milhões, mas o matemático Stefan Mandel, nascido na Roménia, ganhou 14 vezes sem infringir a lei. Na década de 1950, o matemático desenvolveu uma fórmula que permitia desvendar cinco dos seis números vencedores. Quatro anos depois, já com a fórmula aperfeiçoada, Mandel e três amigos colocaram a descoberta à prova. 

Na época, pretendia ganhar o segundo prémio, que exigia acertar em apenas cinco números, mas acabou por ganhar o jackpot de 20 mil dolares. Nos anos 1980, com dinheiro, decidiu mudar-se para a Austrália, conseguir a nacionalidade e tentar ganhar novamente a lotaria. 

Publicidade

Em vez de tentar descobrir o sexto número, Mandel pensou em adquirir o maior número possível de boletins. Para conseguir, começou a procurar investidores. Após algum tempo, conseguiu reunir várias pessoas que jogavam na lotaria por ele, enviavam-lhe os bilhetes e, assim que o vencedor fosse anunciado, Mendel recolhia o prémio e distribuía parte do dinheiro pelo “exército de compradores”, como lhes chama o site Lottery Critic.

Durante a década de 80, o chamado Sindicato da Loto — nome dado ao grupo do romeno — acertou 12 prêmios máximos e lucrou outros 400 mil dólares em apostas menores. Como consequência, as organizações responsáveis pelo desenvolvimento dos jogos tentaram mudar as leis para travar o matemático. 

Publicidade

A princípio foi promulgada uma lei que tornava ilegal que um homem comprasse todos os bilhetes de uma lotaria. Mandel recrutou cinco parceiros para comprarem os bilhetes. De seguida foi promulgada outra lei que tornava ilegal que grupos de indivíduos comprassem todos os bilhetes num sorteio de lotaria. Mais uma vez, Mandel encontrou uma solução ao criar uma empresa.

Em 1992, o seu Sindicato tinha desmembramentos no exterior. O então alvo era a loteria da Virgínia, nos Estados Unidoss. Anithalee Alex, que era o contato de Stefan na América do Norte ficou encarregado de processar mais de 7 milhões de bilhetes de loteria ao redor de todo o estado da Virginia. O sistema deu certo, e Mandel ganhou os 27 milhões de dólares.

Publicidade

Stefan se aposentou oficialmente da vida de apostador e vive em uma ilha na costa australiana, aproveitando de sua “sortuda” fortuna.

C/Agências

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo