Mais de 30 famílias afetadas pelas fortes chuvas de 11 de agosto foram contempladas com géneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, e 65 crianças com kits escolares completos, nas vésperas do arranque de mais um ano lectivo. Este é o resultado de uma campanha realizada pelo grupo Team VR e pela Associação Regional de Boxe de São Vicente.
Estas informações foram avançadas ao Mindelinsite pelo responsável do Team VR e presidente interino da Associação Regional de Boxe. “Conseguimos alcançar um número significativo de crianças com a campanha, que começou com a doação de gêneros alimentícios, parte dos quais foram recolhida durante a realização do campeonato regional de boxe”, explicou Valdo Reis.
Este esclarece que, conforme já vem sendo hábito, a entrada para assistir aos jogos foi mediante a entrega de um quilo de alimentos para serem doados a algumas famílias pré-selecionadas. Mas, devido as fortes chuvas, tiveram de adiar esta ação solidária e reestruturar a entrega dos donativos.
“Decidimos então aderir à causa. Recolhemos uma quantidade significativa de géneros alimentícios, roupas e materiais de higiene e limpeza, que foram distribuídos para mais de 30 famílias de várias zonas de São Vicente – Ribeira de Vinha, Pedra Rolada, Bela Vista, Vila Nova-Cruz de Papa, Espia e Lombo de Veneno – Ribeirinha – incluindo neste lote cinco atletas nossos que foram severamente afetados pela tempestade. Aliás, foram os primeiros a serem contemplados”, pontua.

Devido ao aproximar de mais um ano lectivo, Valdo Reis diz que decidiram focar também nas crianças. Foi então que a associação uniu-se à equipa de treino funcional do Team VR, da qual é instrutor, e, ao longo das últimas três semanas, arrecadaram algum dinheiro e materiais escolares, que têm vindo a entregar às famílias. “Realizamos também um jogo-convívio entre agentes da Polícia Nacional, Guardas Prisionais e Guarda Costeira, e elementos da equipa de Veteranos de Chã de Alecrim, no sábado passado, que nos permitiu arrecadar uma boa quantidade de materiais escolares. Isso nos permitiu montar kits escolares o mais completo possível, com os livros de cada classe e respectivos cadernos.”
Foram entregues mochilas completas a mais de 65 crianças. Entretanto, devido a escassez de livros no mercado, Valdo afirma que se comprometeram a entrar em contacto posteriormente com os encarregados de educação para juntar os materiais em falta, assim que estiverem disponíveis na ilha.
É também pretensão dos promotores desta campanha, no caso a Associação de Boxe de São Vicente e o Team VR, entregar algum material escolar restantes à Escola Semião Lopes da Bela Vista, cuja diretora é aluna do Team VR e está mais por dentro da realidade das crianças vulneráveis da zona. A entrega desses materiais na referida escola e em alguns jardins está prevista para esta semana.