Pub.
Social
Tendência

SINTAP coloca website online para aumentar comunicação com trabalhadores e angariar novos sócios

Pub.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública colocou hoje online o seu website oficial, uma plataforma interactiva, preparada, segundo Luís Fortes, para intensificar aproximação do SINTAP com os sócios, facultar informações úteis e possibilitar a inscrição dos interessados. O acto foi realizado esta manhã na Cidade do Mindelo durante um encontro que incluiu na sua agenda mais dois pontos: ação sobre o papel da formação no movimento sindical e esclarecimentos sobre a Lei de Base do Emprego Público e o PCFR – Plano de Carreiras Funções e Remunerações (que substitui o antigo PCCS).

“O lançamento do nosso website vai aumentar a interactividade entre os sócios e a direção do sindicato. Não podemos estar sempre presentes fisicamente, mas podemos estabelecer esse contacto de forma virtual e permanente. Esta é uma das grandes vantagens das novas tecnologias”, comenta Luís Fortes, porta-voz da referida organização sindical, adiantando que a interactividade será mantida através de um secretariado, apoiado por um técnico da área da comunicação e novas tecnologias.

Publicidade

Hoje, dia 7 de março, o SINTAP completou um ano como organização de cariz nacional. Desde que efectou a mudança dos estatutos de entidade de carácter regional para nacional, o SINTAP, segundo Fortes, aumentou a sua lista de sócios, que ultrapassa os 3 mil inscritos. Com o website agora online, o sindicato espera aumentar significativamente o número de associados, até porque agora pode receber pdidos dos trabalhadores dos institutos públicos, das Câmaras Municipais e de outros serviços.

A apresentação do website foi o primeiro ponto do encontro desta manhã no auditório da Faculdade de Educação e Desporto, na ilha de S. Vicente. Da agenda consta esclarecimentos aos trabalhadores sobre a Lei de Base do Emprego Público e o PCFR – Plano de Carreiras Funções e Remunerações (que substitui o antigo PCCS). Luís Fortes afiança que é preciso preparar a classe laboral para se adaptar à nova lei, por se tratar de um assunto com impacto directo nas suas vidas e carreira profissional. Sublinha que é fundamental os trabalhadores conhecerem os benefícios constantes do diploma e saibam reclamar e solicitar esclarecimentos sobre os seus novos enquadramentos quando for o caso.

Publicidade

“Haverá uma lista de transição e cada trabalhador estará identificado no levantamento da situação, pelo que deve estar atento para assegurar os seus direitos”, alerta o dirigente sindical. Este acentua que cabe ao interessado constatar se foi prejudicado, por exemplo, na tabela salarial definitiva.

Outro aspecto que consta do plano de debate é a situação dos trabalhadores com vínculos preçários, que trabalham com base em contratos de prestação de serviço. Enfatiza que é preciso acabar com esse cenário e possibilitar uma carreira por tempo indeterminado ao trabalhador.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo