Pub.
Social
Tendência

PN São Vicente fiscaliza 36 estabelecimentos e encerra nove por incumprimento do horário de funcionamento

Pub.

A Polícia Nacional, através do Comando Regional de São Vicente, realizou na noite de sexta-feira, entre às 20 e 23 horas, uma mega-operação policial, com a duração de três horas, com o objetivo de prevenir e crimes e aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos. Foram fiscalizados 36 estabelecimentos e nove foram encerrados por incumprimento do horário de funcionamento

Esta mega-operação, segundo o porta-voz da PN, teve como objectivo a abordagem na via pública, identificação de suspeitos, controle de pontos sensíveis onde há suspeita de venda e consumo de estupefacientes, identificação e detenção de indivíduos na posse de armas ilegais. Ainda: promover maior visibilidade nas áreas residenciais, maior presença policial nos pontos de maior concentração de pessoas, fiscalização e sensibilização a estabelecimentos comerciais e abordagens a motociclos. 

Publicidade

Esta centrou-se especificamente na cidade do Mindelo e várias zonas, e envolveu um total de 92 efetivos que pertencem aos vários ramos do Comando Regional de São Vicente. “Em termos dos resultados, foram abordadas 198 pessoas, das quais 95 foram submetidas às revistas, de realçar que obtivemos 8 detenções e que serão presentes ao Ministério Público no prazo máximo de 48 horas”, detalhou Elvis Leite, frisando que foram ainda fiscalizados 204 veículos e apreendidos quatro. 

Foram apreendidos ainda dois motociclos, seis ciclomotores e uma bicicleta por manobra perigosa na via pública. “Foram realizados oito testes ao álcool, sendo os quais seis negativos e dois positivos. No âmbito da fiscalização rodoviária, foram concretizadas sete detenções, cinco por condução sem habilitação legal e dois por condução sob efeito do álcool.”

Publicidade

Foram fiscalizados cerca de 36 estabelecimentos e nove acabaram encerrados por incumprimento do horário de funcionamento, pontua o sub-Comissário da PN, indicando ainda que ocorreram oito detenções, sendo uma em flagrante por posse de estupefacientes que se presume ser haxixe. 

Questionado sobre duas viaturas que alegadamente terão ardido na madrugada de quinta-feira, na zona da Bela Vista em São Vicente, Elvis Leite confirmou a ocorrência e explicou que se trata de um veículo em estilo comercial e outro de caixa aberta. “O caso, tendo em conta que se trata de um incêndio por fogo posto, em termos de competência, está na alçada da Polícia Judiciária”, indicou.  

Publicidade

Por se estar a aproximar do feriado da Semana Santa, o sub-Comissário explica que a PN pretende intensificar as operações no terreno, sobretudo no âmbito da ordem pública e fiscalização rodoviária. Sobre a onda de roubos que vêm ocorrendo em São Vicente, Leite reconhece que tem havido algumas situações na via pública. “Estamos a trabalhar com equipas de prevenção criminal, que são destacadas consoante o nível das ocorrências e a sua localização. Estas equipas envolvem efectivos dos vários ramos da PN, que trabalham especificamente para dar cobertura às situações de roubos e furto.”

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo