Trinta agentes da Polícia Nacional de Santiago Sul vão participar, nos dias 10 e 13 de agosto, numa formação em Técnicas de Tratamento de Casos de Violência Baseada no Género (VBG). O objetivo é reforçar as competências dos efetivos na prevenção, atendimento, proteção das vítimas e investigação deste tipo de casos.
A formação decorre das 08h30 às 16h30, na Esquadra Policial de Palmarejo, e pretende dotar os agentes de ferramentas técnicas e operacionais para uma intervenção mais sensível, célere e eficiente perante situações de VBG. Integra o projeto “Fortalecimento de espaços e capacidades de atendimento, prevenção e reintegração de vítimas de violência de género em cinco ilhas”, executado pela Fundación Religiosos para la Salud, pelos Irmãos Capuchinhos e pela Congregação Filhas do Sagrado Coração de Maria.
O projeto é financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pretende contribuir para o fortalecimento da atuação da PN. “A capacitação pretende contribuir para o fortalecimento da atuação da Polícia Nacional, assegurando que os agentes disponham das ferramentas necessárias para prestar um atendimento mais sensível, célere e eficiente às vítimas, reforçando simultaneamente a confiança da população nas instituições responsáveis pela proteção e garantia dos seus direitos,” detalha Victória Rodicio, da Fundación Religiosos para la Salud.
Procura igualmente reforçar a confiança da população nas instituições responsáveis pela proteção e garantia dos direitos das vítimas, bem como melhorar a articulação entre as diferentes entidades que integram o sistema de proteção. Em suma, a expectativa é de que esta a capacitação contribua para elevar a qualidade do atendimento às vítimas, reforçar a coordenação institucional e consolidar uma cultura de atuação baseada no respeito pelos direitos humanos, na igualdade de género e na tolerância zero à violência.







