Pub.
Social
Tendência

PN aborda e revista mais de duas mil pessoas em Operação de Prevenção Criminal na Praia

Pub.

A Policia Nacional abordou e revistou mais de duas mil pessoas em uma Operação Especial de Prevenção Criminal (OEPC) realizado no sábado, 22, nos bairros de Eugénio Lima, Madjana, Várzea, Fundo Cobom, Tira Chapéu e Meio de ASA, na Cidade da Praia. Foram apreendidos vários objectos, entre os quais duas pistolas, sendo uma de calibre 6,35 mm e uma fabrico artesanal. 

Foi a primeira OEPC realizada após a entrada em vigor do novo regime jurídico de armas e munições e contou com um contingente policial de 120 agentes devidamente articulados e dirigidos no terreno por Oficiais. Mais de duas mil pessoas foram abordadas e revistadas, de entre as quais onze ficaram detidas, sendo quatro em flagrante delito por posse de armas brancas e de fogo e munições, quatro em cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito e três para identificação.

Publicidade

De entre os objetos apreendidos, constam duas pistolas, sendo uma de calibre 6,35mm e uma de fabrico artesanal,  três tacos de basebol, sete munições de calibres 6,35mm, seis cartuchos calibre 12, dois carregadores convencionais de pistolas, dois invólucros, uma carteira para albergar munições em caixa, uma mola recuperadora e um frasco de gaz lacrimogénio”, detalha, juntando-se mais oito gorros, duas lanternas, três chaves de viaturas, um portátil, um passaporte, quatro telemóveis, uma luva, uma mochila, uma máquina fotográfica, um carregador de telemóvel e uma caixa com 10 rolamentos.

Foram apreendidos ainda três doses individuais de cannabis e três doses individuais de haxixe. Já a nível do transito, foram criados postos de controlo com foco nas viaturas que supostamente praticam fretes clandestinos, tendo sido fiscalizadas 109. Destas, quatro foram apreendidas por falta de documentação legal para circulação, 15 livretes foram apreendidos para legalização e posterior levantamento das viaturas e foram aplicadas ainda coimas no valor total de 175 mil escudos.

Publicidade

Os detidos, refere a Polícia Nacional, foram apresentados ao Poder Judicial para legalização da detenção, e aguardam a aplicação da medida de coação.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo