Pub.
Social
Tendência

OMCV-SV promove ‘chá solidário’ para angariar fundos para custear projectos sociais

Pub.

A Organização das Mulheres de Cabo Verde -São Vicente organiza este sábado, 07 de setembro, uma tarde de convivio para angariação de fundos para financiar os seus projectos sociais e também para ajudar a pagar as despesas do grupo de 10 jovens, que em julho participou na Cimeira de Liderança nos Estados Unidos, em resposta a um convite formulado pela iniciativa Empowering Young Cape Verdean Women, através da Associação Cabo-verdiana de New Bedford.

A atividade terá lugar das 15 às 17 horas, no espaço Mansa Marina Hotel, na cidade do Mindelo. As dez jovens vão ser apresentadas ao público, oportunidade que vai ser aproveitada para partilharem informações sobre a sua estadia nos EUA. ‘Estiveram durante dez dias nos EUA para participar da Cimeira de Liderança durante este chá solidários, cujos bilhetes ja estão à venda na OMSV e no Mansa Marina Hotel. As medidas tinham de custear as suas despesas de deslocação entre S.Vicente e Praia, mas não conseguiram porque não têm condições para tal’, explica a delegada Fátima Balbina. 

Publicidade

Esta informa que, através da OMCV, conseguiram algum apoio, mas foi insuficiente para custear todas as despesas, pelo que esperam angariar algum recurso com esta atividade. Paralelamente, e tendo em conta a abertura em breve do próximo ano lectivo, o remanescente será canalizado para financiar ‘kits escolares’. ‘Vamos iniciar em breve as nossas campanhas de angariação de recursos para montar os nossos kits escolares e para comprar materiais para o nosso jardim de infância. Queremos ainda pedir as pessoas que estejam por perto e que se juntem a OMCV nestas causas sociais.’

Este apelo é dirigido aos mindelenses, mas extensivo aos cabo-verdianos nas outras ilhas e na diáspora que, mesmo longe, podem adquirir os bilhetes como forma de apoio, diz Fátima Balbina, que cita o exemplo de uma emigrante que, ao ver o cartaz, iniciou a preparação de dois bidões com materiais e se ofereceu para adquirir quatro bilhetes do ‘Chá Solidário. A delegada informa ainda que, paralelamente, vão colaborar com a organização das atividades do Centenário de Amílcar Cabral. 

Publicidade

Sobre este particular, a OMCV vai montar uma exposição durante todo o mês de setembro no Mansa Floating Mindelo, com trabalhos produzidos nas várias formações ministradas por esta ong. ‘A cada semana teremos uma mostra com um tema. Por exemplo, do workshop Estética e Beleza vamos apresentar lingeries, roupas de ginástica. Teremos alguns modelos que vão desfilar com estes produtos, profissionais de estetica a fazer sobrancelhas, limpezas de pele, de entre outros.’

Os temas da exposição serão acompanhados por exposições de livros sobre diversos assuntos, com ênfase para o VBG, e também sobre Amílcar Cabral, pelo que Fátima Balbina aproveita para lançar um apelo às pessoas com exemplares a disponibilizar as obras para enriquecer ainda mais a atividade. ‘Temos muitos livros sobre os temas sociais, designadamente sobre violência baseada no genero, que inclusive estamos a partilhar. Mas apelamos as pessoas com obras sobre Amílcar Cabral a se juntarem a nós nesta atividade, que integra a programação do Centenário de Cabral.’

Publicidade

O publico-alvo, indica, são homens e mulheres. Isto porque é pretensão da ong desmistificar a ideia que trabalha apenas com e para as mulheres. ‘Queremos que os homens se aproximem da nossa organização e também nos ajudem com as suas ideias. É importante esta parceria’ pontua, reconhecendo a dificuldade em envolver os homens, não obstante os esforços empreendidos. 

Sobre este particular, a delegada exemplifica com um curso de cozinha que vem sendo ministrado na sede desta organização, com participação de 20 pessoas, dos quais apenas três são do sexo masculino. Idem na formação de pastelaria que pastelaria que conta com apenas dois homens. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo