Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Livro “Saudade – Cartografia de um Sentimento”, de Henrik B. Jönsson, com apresentação marcada para Praia e Mindelo

O livro “Saudade – Cartografia de um Sentimento” será apresentado nas cidades da Praia e do Mindelo, respectivamente no dia 30 de junho e 01 de julho. Escrita por Henrik Brandão Jönsson, a obra aborda fundamentalmente como as comunidades emigradas dos países de língua portuguesa lidam com a saudade da “terra longe”.

O autor explora a génese deste sentimento dos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira e de Cabo Verde até às Américas, tendo entrevistado, para o efeito, as pessoas que deram o salto para escapar à pobreza, aos vulcões ou a um futuro sem esperança. Vozes que nunca esqueceram as suas ilhas de origem.

Publicidade

No caso de Cabo Verde incide sobre a diáspora residente na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. No livro, informa o confessado escritor amante da língua portuguesa, relata a disputa em torno dos direitos de autor da canção Sodade, eternizada por Cesária Évora, tendo entrevistado os herdeiros do violinista Armando Soares, que compôs esse hino em 1954.

O livro será apresentado na livraria Nhô Eugênio, na Praia, e no Centro Cultural do Mindelo, em São Vicente, e contará com a presença da Embaixadora da Suécia Elisabeth Eklund.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo