Social

OMCV, SAMEG e Voluntarismo-SV unem-se para capacitar cuidadores de idosos

A Organização das Mulheres de Cabo Verde abriu, no Mindelo – em parceria com a clínica SAMEG e a Associação Voluntarismo São Vicente – um curso de capacitação para cuidadores de idosos. O módulo, que iniciou na passada semana, será ministrado por médicos e enfermeiros nacionais e estrangeiros.

“Vamos receber duas médicas e três enfermeiras do Voluntarismo-SV que vão apoiar-nos na capacitação dos inscritos e irão trabalhar também no despiste de doenças nos nossos jardins, nas crianças e seus encarregados de educação”, assegura a delegada da OMCV em S. Vicente, Fátima Balbina.

Dos sítios aonde haverá rastreio estão jardins como o da Bela Vista, Ribeira do Calhau e na Creche Educarte na Ribeira Bote e a própria sede da OMCV será mais um ponto de despiste de doenças. Além disso, garante a delegada que haverá algumas idas do grupo às comunidades e ainda à ilha de Santo Antão, na delegação da OMCV da Ribeira Grande. “Neste momento, a única turma aberta encontra-se em fase de motivação e temos o suporte da médica ‘Laidinha’ Lima e de outros profissionais da saúde”, frisa.
Esta capacitação vai durar um mês e envolve doze inscritos. Para além deste curso, que começou há menos de uma semana, a ONG tem em andamento o de Beleza e Estética e uma oficina de teatro para mulheres. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo