Pub.
Social
Tendência

OMCV doa batas e máscaras a escolas da periferia do Mindelo e da ilha de S. Nicolau

Pub.

A Organização das Mulheres de Cabo Verde distribuiu na tarde de ontem um total de 125 batas em S. Vicente e enviou outras 50 para S. Nicolau. Esta doação foi possível graças a um financiamento que recebeu da Fundação para a Educação de Crianças e Jovens em África, sediada na Suiça, no montante de quatro mil euros, para o projecto de confecção de máscaras e de algumas batas escolares.

Cada criança vai receber duas máscaras e uma bata e ainda um lote de 10 máscaras destinada às suas famílias. Vão ser distribuídas ainda 50 uniformes para as escolas secundárias do Mindelo, sendo que cada uma deverá receber uma dezena, de acordo com informações avançadas pelas delegada da OMCV. Fatima Balbina informou ainda que vão entregar, para além das batas e máscaras, alguns materiais escolares e livros que receberam da cidadã portuguesa, Raquel da Silva. “Vamos entregar além das batas e máscaras, alguns materiais escolares e livros, que recebemos da cidadã portuguesa, Raquel da Silva. Trata-se de um donativo de mais de mil exemplares de livros. Fizemos a distribuição para muitas escolas, mas ainda temos uma boa quantidade que vamos levar à outras que não receberam.” 

Publicidade

 Segundo Fatima Balbina, por causa da pandemia da Covid-19 este ano está a ser difícil mas, felizmente, a OMCV tem recebido e distribuído muitos donativos nas comunidades. “Nas outras vezes conseguimos contemplar as ilhas de Santo Antão e Boa Vista com donativos. Desta vez vamos enviar algumas doações para São Nicolau. São, no total, 150 batas e máscaras. Isso nos traz alguma satisfação”, referiu, aproveitando para agradecer a fundação Suíça pela parceria. Prometeu ainda arrancar com novas formações profissionais em cozinha e restauração, mesa e bar e ainda hotelaria, no quadro da parceria com esta fundação. Estas formações vão contemplar 45 mulheres e jovens, com turmas constituídas por 15 pessoas.

Flavio Neves, responsável das escolas de Chã de Marinha e Ribeira de Julião, mostrou-se também grato por este gesto que, afirmou, veio em boa altura. “Esta doação tem grande valor para nós porque a educação é feita com amor e muita humildade. Sabemos que algumas famílias perderam os seus rendimentos por causa da pandemia e, neste momento, alguns alunos vão para a escola com máscaras pouco higienizadas. As famílias não têm dinheiro para comprar este equipamentos de protecção com frequência”.

Publicidade

Já a professora do Ensino Básico Obrigatório da Escola de Sao Pedro, Idalina Andrade, reconheceu que este é um ano muito complicado para as crianças e que esta doação veio a calhar porque vai incentivar os alunos a estudar. “É uma iniciativa louvável, tendo em conta que este é um ano complicado para as crianças, principalmente para as que residem nas periféricas. Temos na nossa escola muitas crianças carenciadas e estas máscaras vão ser de grande ajuda. Muitas vezes, os pais não tem condições para comprar uma bata, que dize então uma máscara. Esses donativos vão ser muito bem usados por nossos alunos”, prometeu Idalina, que aproveitou para, em nome da Escola de S. Pedro, agradecer a Fundação Suíça e a OMCV.

Lidiane Sales (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo