Desporto
Tendência

ARNSV “fecha” 2020 com regional de natação na Lajinha

A praia da Lajinha acolhe este Sábado de manhã uma corrida de natação que servirá para o apuramento dos atletas que vão representar S. Vicente no torneio nacional da modalidade. Até o momento, estão previstos seis competidores, mas, segundo David Leite, a inscrição continua aberta tanto para homens como para mulheres. A expectativa da organização é que surjam atletas femininas, embora tenham tido uma presença muito tímida nas provas locais.

“Já tivemos três mulheres na prova Volta a Djeu, infelizmente duas delas não estão em S. Vicente e a terceira não está em condições de competir. Mas queremos incentivar as mulheres a abraçarem a natacão não só como uma actividade de lazer, mas na vertente competitiva”, diz David Monteiro.

Até porque o objectivo da Associação Regional de Natação de S. Vicente é passar a fazer provas em águas abertas mais frequentes a partir do próximo ano. Este plano está de acordo com a programação da federação da modalidade, que quer dar novo impulso a esse desporto com o apoio da federação internacional.

A prova regional será disputada ao longo da praia da Lajinha, com partida da areia em direção ao esporão. Daqui os nadadores seguem para a praia da Matiota para depois descerem em direcão à Moave, na zona Sul. A expectativa é que seja bem disputada, até porque o núcleo dos atletas que normalmente fazem o percurso Lajinha-Djeu continua sempre activo.

Esta competição vai permitir saber quais os nadadores que vão representar S. Vicente na prova nacional, que acontece no dia 19 na cidade da Praia. Segundo David Monteiro, esta competição será disputada entre representantes das associações de S. Vicente, Santiago Sul e Maio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo