Missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias uniram as mãos e limparam as dunas da Praia Grande no passado sábado, na ilha de S. Vicente. Conforme Joe Haynie, foram duas horas de trabalho árduo, que permitiu preparar essa área para o retorno das tartarugas para desova.
“A praia e as dunas são um local privilegiado para a nidificação das tartarugas. As tartarugas que nasceram aqui há 15 anos e se aventuraram por todo o mundo estão retornando a este mesmo local para desovar. Mas a praia estava cheia de lixo, incluindo cordas e redes perigosas que chegam do mar”, diz Haynie. Segundo este missionário, limpar a Praia Grande às vezes parece um exercício de futilidade, ainda mais quando a iniciativa parte de apenas duas pessoas. Isto porque se trata de uma encosta onde acumula lixo, como plástico, vindo do mar e levado pelas pessoas. Porém, adianta, as coisas mudaram de figura com o envolvimento de 18 jovens missionários e um motorista. Um grupo que retirou vários sacos de lixo dessa praia, que agora está mais limpa e preparada para receber o regresso das tartarugas.
Joe Haynie faz parte de um grupo de quatro missionários humanitários representantes da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que visitaram a Organização das Mulheres de Cabo Verde, no Mindelo, com o intuito de conhecer os projetos da instituição e ampliar a parceria que vem sendo desenvolvida desde 2015. Uma sinergia entre a ONG e a instituição religiosa que beneficia ao longo dos anos famílias de diferentes zonas da ilha e que poderá ser ampliada para abranger um maior número de agregados.