Dois cirurgiões e dois anestesistas do Hospital Bambino Gesù de Roma, na Itália, estão desde a manhã desta segunda-feira e até o próximo Sábado, 25, no Hospital Baptista de Sousa, onde pretendem realizar 35 cirurgias urológicas – pediátricas e dezenas de consultas, no quadro da terceira missão da Associação Kriol-Itá à Cabo Verde. As crianças, que são provenientes das ilhas do Norte, já estão internadas no HBS.
É mais um gesto solidário da Kriol-Itá que conta com uma vasta rede de parceiros disposta a apoiar e cooperar com Cabo Verde. Em conversa com Mindelinsite, Maria Silva lembra que a primeira missão médica da associação foi em urologia pediátrica e a segunda em oftalmologia. Foram feitas cerca de 300 cirurgias. “Desta vez pretendemos operar 35 crianças e realizar várias consultas em crianças das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. Vamos estar aqui de hoje até o dia 25 de Maio”, indica.
O público-alvo são crianças dos dois aos 14 anos afectas com má-formações graves urológicas, ou seja, em tudo o que diz respeito ao aparato urinário: rins e órgãos genitais. A missão médica, a terceira da Kriol-Itá, acontece no quadro do protocolo que esta associação tem com o “Baptista de Sousa”, que tem a responsabilidade de selecionar as crianças nas ilhas. “Antes dos especialistas chegarem, o hospital faz todo o trabalho prévio, nomeadamente as consultas e os exames, o que agiliza o trabalho desta equipa.”
As operações vão acontecer em simultâneo em duas salas cirúrgicas do HBS e vão estar a cargo de dois cirurgiões do Bambino Gesù de Roma que, de acordo com a presidente da associação Kriol-Itá, Maria Silva, são altamente qualificados. Esta deixa ainda claro que este é um trabalho que se enquadra nas boas relações existente entre Itália e Cabo Verde.
Constânça de Pina