Pub.
Social
Tendência

INMG prevê chuva de intensidade variável e trovoadas nos próximos dias em todas as ilhas

Pub.

A chuva pode voltar a cair sobre as ilhas de Cabo Verde nos dias 16, 17 e 18 de agosto com intensidade variável, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica. Conforme o INMG, nos próximos dias, o arquipélago voltará a estar sob a influência de uma onda tropical, com alguma intensificação a partir das zero horas do dia 17.

O instituto informa ainda que o estado de tempo no arquipélago tem sido condicionado pela entrada de monção a Sul, o aquecimento do mar entre Cabo Verde e a costa da Mauritânia e pela passagem de ondas tropicais com uma frequência de 3 dias. Prevê-se deste modo a ocorrência de precipitação de intensidade variável, por vezes acompanha de trovoada e o aumento da intensidade do vento, alerta a instituição. Acrescenta que a chuva deverá começar a atingir as ilhas da zona Sul e abranger gradualmente as restantes.

Publicidade

A previsão aponta para o mar com ondas de sul e sudeste de 1.0  2.0 metros de altura e de norte e nordeste com 1.5 a 2.0 metros de altura. O INMG pede especial atenção para as ilhas de S. Vicente, Santo Antão e S. Nicolau que receberam chuva torrencial nesta semana, principalmente nas áreas das encostas e ribeiras. O instituto assegura em comunicado que fará o acompanhamento permanente do estado de tempo e a divulgação sobre a evolução do tempo no website www.inmg.gov.cv bem como na sua página no Facebook

Entretanto, o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) emitiu um conjunto de orientações à população das ilhas do Maio, Santiago, Fogo e Brava devido a previsão de chuvas intensas acompanhadas de trovoadas nos dias 15 a 17 de agosto.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo