Pub.
Social
Tendência

Inaugurado monumento em Itália para perpetuar memória de Willy Monteiro, assassinado em 2020

Pub.

Vai ser inaugurada esta quarta-feira, 6 de setembro, em Itália, a Praça Branca, em memória de Willy Duarte Monteiro, assassinado em 2020. Está igualmente previsto a projecção de um documentário dedicado ao malogrado, com reposição no dia sexta-feira na televisão RAI tre.

Conforme o programa, a concentração será na via Bruno Buozzi, às 16h45. Segue-se o corte da fita, a benção solene e os discursos da mãe, Lúcia Duarte Monteiro, e do Ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi. Ás 18h15, está agendada uma missa em memória de Willy e projeção do documentário “Prayer for Willy”, que será reposto na sexta-feira, na televisão RAI tre, às 22h30. 

Publicidade

A iniciativa é da Camara de Colleferro, cidade onde este jovem cabo-verdiano foi assassinado, e visa enaltecer a figurar de Willy e perpetuar a sua memória, através da construção de um monumento a ele dedicado que possa inspirar as mentes das gerações para os valores da fraternidade, não -violência e paz, lê-se numa nota a que Mindelinsite teve acesso.

Pretende-se criar um símbolo e um momento de reflexão e de partilha sobre a trágica morte de Willy e sobre o significado deste acontecimento. O tema da composição é “Il sorriso del coraggio”, um monumento ao compromisso juvenil para mudar a sociedade do presente e de amanhã, através da luta contra todas as formas de discriminação, ódio e violência”, pontua.

Publicidade

Para o dia 18, está previsto o lançamento do livro “Willy una storia di ragazzi”, de Chistian Raimo e Alessandro Coltré.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo