Pub.
Social
Tendência

Fachada da escola de Chã d´Cemitério será embelezada com pinturas artísticas alusivas ao meio ambiente

Pub.

A escola de Chã d’Cemitério será beneficiada com um trabalho artístico enquadrado no projecto “Um parede de cada vez” promovido por Baltazar Andrade. Além da fachada, a intervenção deverá incluir a pintura de duas salas e a remodelação do sistema eléctrico do estabelecimento de ensino.

“É a escola onde fiz o meu ensino primário, onde passei boa parte da minha infância e travei muitas amizades”, refere Balta Andrade, que promete, por isso, colocar todo o seu empenho e amor na concretização dessa obra. Aliás, trata-se da primeira escola abrangida por essa iniciativa, que começou em junho de 2019 e permitiu colorir as ruas da cidade do Mindelo com mensagens diversas e homenagens a figuras mindelenses das artes e do desporto.

Publicidade

O projecto está na fase de mobilização de financiamento, pelo que ainda não foi estabelecida uma data para o arranque dos trabalhos. No entanto, Balta diz que o presidente da Câmara de S. Vicente mostrou interesse em ajudar e está a tentar envolver outros parceiros, dentre os quais emigrantes.

“Espero concretizar este projecto porque a educação e a saúde são dois dos mais importantes pilares de uma sociedade. E conto com o envolvimento de outras pessoas que queiram ajudar S. Vicente sem nenhum interesse obscuro”, diz o ex-emigrante.

Publicidade

Balta já tem um grupo de artistas e de pintores pronto para iniciar as obras, que devem demorar cerca de 45 dias. O trabalho vai incluir a pintura de duas salas e desenhos artísticos na fachada ligados ao tema meio ambiente.

Para Alcídia Cruz, esse trabalho vai embelezar a escola e dar um novo estímulo aos alunos. “Penso que os alunos vão se sentir mais motivados com esta obra. O espaço ganha outra vida e isso vai ter reflexos positivos no comportamento dos alunos e de quem visita a escola”, considera a directora desse polo educativo.

Publicidade

A directora está ciente de que essa obra não vai interferir no funcionamento normal das aulas. Alcídia Cruz diz que Balta já tem experiência e a direção vai fazer as adaptações necessárias para facilitar o trabalho dos artistas.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo