Pub.
Social

Esteticistas promovem ação solidária em beleza para mulheres na OMCV

Pub.

As cabo-verdianas Mara Silva e Nads Duarte proporcionaram um dia de beleza a algumas mulheres, em uma ação solidária, numa parceria que envolveu ainda a Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente, Xpressa- escola de teatro e a Turn on Success. Além de atendimento gratuito a quem se inscreveu, as duas jovens emigrantes, juntamente com Bruna Ferreira (T’Success) e Patrícia Silva (Xpressa), puderam passar dicas de beleza para algumas profissionais e, na parte de tarde, proporcionar às 20 participantes um workshop sobre empoderamento das mulheres.

“É um projeto que venho a pensar há algum tempo porque sempre considerei válidas as causas sociais e acredito que é dando que se recebe. Portanto vim para passar a minha experiência de quatro anos de profissão e está a ser muito importante para mim, tanto a nível pessoal, quanto profissional”, considera Mara Silva, esteticista.

Publicidade

Esta é apenas um meio que encontrou para pensar noutros projetos maiores e mais duradouros que pensa trazer para Cabo Verde. “Hoje é apenas uma troca de experiência e de ideias, do que já sei e pode ser que este meu primeiro contacto possa abrir outras portas para formações futuras mais profundas”.

Nads Duarte

O fato de ser de São Vicente e ser mulher faz com que sinta maior satisfação em estar a fazer este trabalho. Este contacto foi possível através da T’Success que, por sua vez, fez a ponte para que fosse possível esta ação. “Quando falei com a minha amiga Bruna Ferreira [membro da T’Success], ela se disponibilizou a falar com a OMCV, porque não sabia onde ficava, explicou que costumavam colaborar com a instituição, que trabalha com causas ligadas a mulheres. Achei excelente e logo a dona Fátima Balbina [Delegada da OMCV em São Vicente] mostrou-se muito aberta ao projeto”.

Publicidade

É a primeira ação social de beleza que promove na sua ilha de São Vicente. No entanto garante que outras virão. A ideia deste projeto solidário partiu de Mara Silva, porém foi abraçada pelas outras oradoras que também quiseram dar o seu contributo. Uma delas foi Nads Duarte que dedicou parte do seu tempo, que deveria ser de férias e de descanso, para atender algumas mulheres. “A ideia foi de Mara e costumamos fazer showroom, em que levamos os nossos serviços às cidades por onde passamos, há sempre a convivência com os nossos clientes, falamos, tentamos fazer no espaço com ‘comes e bebe’, e desde o meu primeiro showroom os crioulos o classificaram de parodia”, brinca a cabeleireira Nads Duarte.

De acordo com Nads, que acredita que, como diz o ditado “não é todo o dinheiro que vai para o bolso”, já tinha pensado numa outra forma de ajudar as jovens, sorteando serviços de beleza. “Já tinha dito à minha irmã, que é esteticista e que abriu recentemente um espaço, para fazermos um sorteio no Instagram, para algumas meninas poderem ganhar um lugar para terem um dia de beleza. Então quando a Mara me apresentou a ideia, quis logo participar ”, acrescentou.

Publicidade

Nads, em todas as férias, aproveita para trabalhar o cabelo das mulheres nas ilhas, por ser solicitada por pessoas que acompanham o trabalho que desenvolve fora de Cabo Verde. “Não é que não consiga dizer que não, geralmente costumava atender apenas familiares e amigos, mas não me sinto bem em vir e não atender pessoas que querem ser atendidas por mim”, sublinha a cabeleireira que ressalta que a ideia este ano era de vir dois meses, trabalhar um e no outro ficava de férias.

Tal como outras beneficiárias, Juvénia Rocha, também participou do evento e quis praticar nesta área que começou há pouco tempo a descobrir. “Chamou-me a atenção a técnica de fazer a sobrancelha usando uma linha, porque nunca tinha visto presencialmente. Cheguei a fazer formação na OMCV em estética e beleza, mas ainda não tenho prática”, declara esta jovem, que se diz também interessada pela parte de “make-up”, na qual tem se dedicado mais.

Além de cuidados com a pele e com os cabelos, Mara e Nads passaram às participantes algumas dicas de beleza para usarem consigo ou com seus clientes nas comunidades.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo